PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Emergência de Saúde Global é declarada por escassez de profissionais da enfermagem

"Somente a valorização dos salários poderá reverter esta tendência perversa", declarou a presidente do Cofen, defensora do piso salarial enfermagem; entenda o caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 27/03/2023 às 8:44 | Atualizado em 29/03/2023 às 8:22
Notícia
X

Um relatório realizado pelo Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) apontou uma "Emergência de Saúde Global" por conta da escassez de enfermeiros diante da desvalorização da categoria.

O documento “Recuperar para Reconstruir: Investindo na Força de trabalho para a Eficiência do Sistema de Saúde”, foi produzido pelo chefe-executivo do ICN Howard Catton e pelo professor James Buchan.

No Brasil, a luta da enfermagem para garantir a valorização da classe envolve uma maior qualidade de trabalho, com uma menor jornada de trabalho, e o pagamento do piso salarial enfermagem.

Saiba posicionamento da Fehospe após aprovação do piso salarial enfermagem


PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM E JORNADA DE 30 HORAS:

O piso salarial da enfermagem foi sancionado em agosto de 2022, mas teve suspensão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês seguinte em busca de fontes de financiamento sólidas.

Já o limite na carga horária da enfermagem foi sugerido, na Câmara dos Deputados, com o projeto de Lei 206/23, para que o trabalho não exceda seis horas diárias e 30 horas semanais.

No momento, uma medida provisória está sendo avaliada pelo governo federal para garantir fontes de custeio para a implementação do piso salarial da enfermagem.

Ainda não há um prazo para que tais exigências sejam aplicadas, mas o processo de viabilização da lei do piso salarial da enfermagem parece estar cada vez mais próximo do fim.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


EMERGÊNCIA GLOBAL DA ENFERMAGEM:

Segundo o Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), os sistemas de saúde do mundo vem sofrendo com as consequências da pandemia, pela falta de melhores condições de trabalho para a enfermagem.

LEIA MAIS: Enquanto o PISO DA ENFERMAGEM é negado, empresários de saúde enriquecem

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, afirmou que já era de conhecimento geral o problema da fuga de talentos da Enfermagem.

"É absurdo, porém compreensível, que tenhamos sentido a diminuição de profissionais de Enfermagem justo quando são mais necessários, na pandemia", pontou.

"Somente a valorização dos salários poderá reverter esta tendência perversa”, declarou a presidente, defensora do piso salarial da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Tags

Autor