VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO SINTOMAS: Fiocruz alerta para aumento de casos de VSR entre crianças
VSR pode causar doenças graves, como bronquiolite e pneumonia
O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado esta semana, faz um alerta não apenas para a volta da covid-19 entre os casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), mas também para o aumento no número de casos do vírus sincicial respiratório (VSR).
O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.
A análise do boletim InfoGripe da Fiocruz é referente à semana epidemiológica de número 11 (período de 5 a 11 de março) e tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 13 de março.
A nível nacional, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos de vírus sincicial respiratório (VSR) foi de 32,1%, atrás apenas do volume de covid-19 (48,6%).
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, informa que, neste mês de março, é possível observar o aumento de casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas.
LAVAGEM NASAL SERINGA: Como fazer lavagem nasal em bebês e crianças?
"O VSR é sempre uma preocupação importante para crianças pequenas, pelo grande volume de internações que ele causa. Porém, na população acima de 65 anos, também é um vírus que merece atenção tanto pelo risco de internação quanto para óbito", explica Gomes.
"Por isso, é fundamental que esse público também seja testado para esse vírus quando há internação por problema respiratório, para evitar subnotificação."
Praticamente todas as crianças são infectadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), até os 2 anos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
QUAIS OS SINTOMAS DO VSR?
Na maioria das vezes, o VSR causa uma doença leve e semelhante a um resfriado, mas também pode causar doenças graves, como bronquiolite (inflamação das pequenas vias aéreas no pulmão) e pneumonia (infecção dos pulmões).
O VSR pode não ser grave no início do quadro.
No entanto, pode se agravar alguns dias após a infecção. Os primeiros sintomas da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), apontados pelo CDC, são:
- Nariz escorrendo
- Diminuição do apetite
- Tosse, que pode progredir para chiado ou dificuldade para respirar
Bebês infectados pelo VSR quase sempre apresentam sintomas, diferentemente dos adultos, que podem contrair o vírus e não apresentar sintomas.
Em bebês muito pequenos (menores de 6 meses de idade), os únicos sintomas da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) podem ser:
- Irritabilidade
- Atividade diminuída (quieto e pouco participativo)
- Diminuição do apetite
- Apneia (pausa na respiração por mais de 10 segundos)
- A febre nem sempre pode ocorrer com infecções por VSR
O QUE É VSR VÍRUS?
Saiba mais sobre o VSR neste vídeo do Hospital Infantil Sabará:
COMO SE PEGA VSR?
O vírus sincicial respiratório (VSR) pode se espalhar quando:
- Uma pessoa infectada tosse ou espirra
- Uma pessoa recebe gotículas de vírus de tosse ou espirro nos olhos, nariz ou boca
- Tem contato direto com o vírus, como beijar o rosto de uma criança com VSR
- Toca uma superfície que contém o VSR, como uma maçaneta, e depois toca o rosto antes de lavar as mãos
COMO TRATAR VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO?
Uma a duas, em cada 100 crianças menores de 6 meses de idade com infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), podem precisar ser hospitalizadas.
Aqueles que estão hospitalizados podem precisar de oxigênio, fluidos intravenosos (se não estiverem comendo e bebendo) e/ou ventilação mecânica (uma máquina para ajudar na respiração). A maioria melhora com esse tipo de tratamento de suporte e recebe alta em poucos dias.
QUANTO TEMPO DURA O VÍRUS VSR?
Pessoas infectadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) geralmente são contagiosas por três a oito dias e podem se tornar contagiosas um ou dois dias antes de começarem a apresentar sintomas.
No entanto, algumas crianças e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem continuar a espalhar o vírus mesmo depois de pararem de apresentar sintomas, por até 4 semanas.
As crianças são frequentemente expostas e infectadas pelo VSR fora de casa, como na escola ou creches. Elas podem, então, transmitir o vírus para outros membros da família.
- ADENOVÍRUS PODE MATAR? Veja o que se sabe sobre SINTOMAS, TRANSMISSÃO E TRATAMENTO
- ADENOVÍRUS SINTOMAS: Veja principais sintomas entre CRIANÇAS, o que fazer para prevenir e tratar a infecção pelo adenovírus
- HEPATITE MISTERIOSA: "Pode ser manifestação da covid potencializada pelo adenovírus, o que levaria a uma doença autoimune", acredita pediatra
VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO MATA?
Globalmente, em 2019, houve aproximadamente 33 milhões de casos de infecções agudas das vias respiratórias inferiores, que levaram a mais de 3 milhões de internações hospitalares.
Estima-se que houve 26.300 óbitos hospitalares de crianças menores de 5 anos causados pelo VSR.
Os custos médicos diretos relacionados ao VSR, em nível global (incluindo internação hospitalar, atendimento ambulatorial e acompanhamento clínico) foram estimados em 4,82 bilhões de euros em 2017.