VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: o que é, sintomas, duração e tratamento do VSR, causador da BRONQUIOLITE
No Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, o pico de sazonalidade do VSR ocorre de março a julho
O vírus sincicial respiratório (VSR) está entre os principais agentes responsáveis por infecções respiratórias agudas em recém-nascidos e crianças menores de 2 anos.
Praticamente todas as crianças são infectadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), até os 2 anos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
O QUE É BRONQUIOLITE POR VSR?
Na maioria das vezes, o VSR causa uma doença leve e semelhante a um resfriado, mas também pode causar doenças graves, como bronquiolite (inflamação das pequenas vias aéreas no pulmão) e pneumonia (infecção dos pulmões).
A bronquiolite é causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o vírus sincicial respiratório (VSR).
Entre os meses de janeiro a agosto, o vírus sincicial respiratório (VSR) circula pelo Brasil. A época varia de região por região. No Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, o pico de sazonalidade ocorre de março a julho.
VSR BRONQUIOLITE: O QUE O VSR CAUSA?
O VSR pode não ser grave no início do quadro.
No entanto, pode se agravar alguns dias após a infecção.
Os primeiros sintomas da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), apontados pelo CDC, são:
- Nariz escorrendo
- Diminuição do apetite
- Tosse, que pode progredir para chiado ou dificuldade para respirar
Bebês infectados pelo VSR quase sempre apresentam sintomas, diferentemente dos adultos, que podem contrair o vírus e não apresentar sintomas.
Em bebês muito pequenos (menores de 6 meses de idade), os únicos sintomas da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) podem ser:
- Irritabilidade
- Atividade diminuída (quieto e pouco participativo)
- Diminuição do apetite
- Apneia (pausa na respiração por mais de 10 segundos)
- A febre nem sempre pode ocorrer com infecções por VSR
O QUE É VSR VÍRUS?
Saiba mais sobre o VSR neste vídeo do Hospital Infantil Sabará:
COMO SE PEGA VSR?
O vírus sincicial respiratório (VSR) pode se espalhar quando:
- Uma pessoa infectada tosse ou espirra
- Uma pessoa recebe gotículas de vírus de tosse ou espirro nos olhos, nariz ou boca
- Tem contato direto com o vírus, como beijar o rosto de uma criança com VSR
- Toca uma superfície que contém o VSR, como uma maçaneta, e depois toca o rosto antes de lavar as mãos
COMO TRATAR VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO?
Uma a duas, em cada 100 crianças menores de 6 meses de idade com infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), podem precisar ser hospitalizadas.
Aqueles que estão hospitalizados podem precisar de oxigênio, fluidos intravenosos (se não estiverem comendo e bebendo) e/ou ventilação mecânica (uma máquina para ajudar na respiração). A maioria melhora com esse tipo de tratamento de suporte e recebe alta em poucos dias.
QUANTO TEMPO DURA O VÍRUS VSR?
Pessoas infectadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) geralmente são contagiosas por três a oito dias e podem se tornar contagiosas um ou dois dias antes de começarem a apresentar sintomas.
No entanto, algumas crianças e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem continuar a espalhar o vírus mesmo depois de pararem de apresentar sintomas, por até 4 semanas.
As crianças são frequentemente expostas e infectadas pelo VSR fora de casa, como na escola ou creches. Elas podem, então, transmitir o vírus para outros membros da família.
- ADENOVÍRUS PODE MATAR? Veja o que se sabe sobre SINTOMAS, TRANSMISSÃO E TRATAMENTO
- ADENOVÍRUS SINTOMAS: Veja principais sintomas entre CRIANÇAS, o que fazer para prevenir e tratar a infecção pelo adenovírus
- HEPATITE MISTERIOSA: "Pode ser manifestação da covid potencializada pelo adenovírus, o que levaria a uma doença autoimune", acredita pediatra
VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO MATA?
Globalmente, em 2019, houve aproximadamente 33 milhões de casos de infecções agudas das vias respiratórias inferiores, que levaram a mais de 3 milhões de internações hospitalares.
Estima-se que houve 26.300 óbitos hospitalares de crianças menores de 5 anos causados pelo VSR.
Os custos médicos diretos relacionados ao VSR, em nível global (incluindo internação hospitalar, atendimento ambulatorial e acompanhamento clínico) foram estimados em 4,82 bilhões de euros em 2017.