ASTRAZENECA X COVID: Vacina TRIPLICA risco de INFARTO em mulheres, mas risco de MORTE da doença é muito maior
Pesquisa realizada no Reino Unido indica aumento de infarto em mulheres jovens após dose de AstraZeneca
Um estudo realizado pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) no Reino Unido constatou que a vacinação com a AstraZeneca está relacionada com um maior risco de problemas de coração em mulheres jovens.
Três meses após uma única dose da vacina AstraZeneca, mulheres na faixa etária de 12 a 29 anos apresentavam um risco de infarto três vezes e meia maior do que o normal.
Os resultados da pesquisa foram publicados nesta segunda-feira (27/03), pela revista científica Nature.
Talvez as pessoas extremamente vulneráveis do ponto de vista clínico sejam mais suscetíveis aos efeitos colaterais da vacina.Vahé Nafilyan, estatístico sênior do Escritório Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha e um dos principais pesquisadores do estudo
Veja como identificar infarto em mulheres:
Tomar vacina contra a Covid-19 é seguro?
O mesmo risco não foi identificado em outras vacinas contra a Covid-19, como fabricadas pela Pfizer/BioNTech e Moderna.
O mesmo estudo também afirma que o número de mortes por causa da AstraZeneca é muito inferior ao número de mortes por Covid-19.
Foi constatado que uma morte ocorria a cada 12 mil não vacinados, enquanto que entre os vacinados era uma em cada 56 mil jovens.
Ou seja, as mortes entre os não-vacinados ocorreram quase 5 vezes mais.
Quando você analisa os efeitos colaterais da vacinação, acho que é muito importante também ver os benefícios.Vahé Nafilyan
Talvez as pessoas extremamente vulneráveis do ponto de vista clínico sejam mais suscetíveis aos efeitos colaterais da vacina.
Vahé Nafilyan, estatístico sênior do Escritório Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha e um dos principais pesquisadores do estudoQuando você analisa os efeitos colaterais da vacinação, acho que é muito importante também ver os benefícios.
Vahé Nafilyan