DIA DO AUTISMO

DIA DO AUTISMO: Raquel Lyra lança ações para garantir direitos e visibilidade à população com autismo

Entre as medidas anunciadas está a formação de um Grupo de Trabalho para a criação da Política Estadual para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PEPTEA)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 02/04/2023 às 14:10 | Atualizado em 02/04/2023 às 14:22
Américo Nunes/ Vice-governadoria
Governo de Pernambuco lança ações para garantir direitos e visibilidade à população com autismo - FOTO: Américo Nunes/ Vice-governadoria

Durante encontro alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), o Governo de Pernambuco lançou a Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA)

A governadora Raquel Lyra, também determinou a formação de um Grupo de Trabalho para a criação da Política Estadual para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PEPTEA).

"Estamos aqui para reafirmar que as mães, pais e as pessoas com autismo não estão sozinhas. Estamos entregando simbolicamente esta Carteira, que é o início, com a identificação, o censo e a construção da Política Estadual para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para atender essas famílias com mais segurança e dignidade”, afirmou a governadora.

O encontro contou com a participação de um coletivo de mães de mães de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEPTEA), que externaram ao governo estadual suas principais demandas

"O diagnóstico veio por volta dos 3 anos e primeiro eu vivenciei o luto daquele filho idealizado, mas depois caí na realidade e fui atrás do que precisava fazer para garantir os direitos deles. Me informei sobre as terapias necessárias, muitas, inclusive, precisei judicializar para que eles tivessem acesso", afirmou  a funcionária pública Cristine Oliveira, que recebeu o diagnóstico de que seus filhos João Lucas, 6, e José Bernardo, 3, tinham o TEA.

A vice-governadora Priscila Krause reforçou que é necessário fortalecer a presença das assistências terapêuticas também no interior do Estado. "Precisamos fazer chegar ao interior do estado as assistências desde o diagnóstico até os atendimentos terapêuticos para permitir o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com TEA", disse.

Américo Nunes/Vice-governadoria
Governo de Pernambuco lança ações para garantir direitos e visibilidade à população com autismo - Américo Nunes/Vice-governadoria

COMO TER ACESSO AO CIPTEA?

A Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) tem o objetivo facilitar o acesso de pessoas com TEA aos serviços públicos em todo o estado. Para ter acesso ao documento, é preciso fazer a solicitação através do site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJVPD) no endereço www.sdscj.pe.gov.br.

“Essa é uma data que marca a luta diária de tanta gente, mas hoje, também, o governo reforça o seu compromisso na política pública voltada para a pessoa com espectro autista. Marcamos o início de um mapeamento em todo o estado para que a gente possa debater, discutir e construir junto essa política. O governo não fará nada sozinho e não deixará ninguém para trás", comentou a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas (SDSCJVPD), Carolina Cabral.

OUTRAS AÇÕES

Também foi anunciada a formação do Grupo de Trabalho para a criação da Política Estadual para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PEPTEA), formado por entidades, associações, coletivos e organizações não governamentais para debater e construir políticas públicas adequadas para a população com TEA.

O Estado ainda deu início ao mapeamento das pessoas com TEA vivendo em Pernambuco. O levantamento de dados será realizado através do cruzamento de informações contidas na CipTEA, do CAD Único, e de um formulário disponível no site www.sigas.pe.gov.br. Não é necessário possuir laudo para se cadastrar.

Compareceram ao evento os secretários estaduais Zilda Cavalcanti (Saúde), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Silvério Pessoa (Cultura), Simone Benevides (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), além dos deputados estaduais João de Nadegi, Eriberto Filho, Luciano Duque.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 

Comentários

Últimas notícias