CÂNCER DE INTESTINO: Confira o que pode CAUSAR, os SINTOMAS e TRATAMENTO
O câncer de intestino está entre os 3 mais comuns entre os brasileiros. Só fica atrás do câncer de pele, do câncer de próstata nos homens e câncer de mama nas mulheres
O câncer de intestino está entre os mais comuns entre homens e mulheres no Brasil. Ficando atrás apenas do câncer de pele, do câncer de próstata nos homens e do câncer de mama nas mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Leia nesta matéria:
- Como o câncer de intestino se desenvolve?
- O que pode causar o câncer de intestino?
- Como rastrear o câncer de intestino?
COMO SE DESENVOLVE?
Na maioria dos casos, o câncer de intestino se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que que crescem na parede do intestino.
Ao fazer a retirada do pólipo, é evitado o câncer.
Entretanto, se for detectado um pólipo adenomatoso (adenoma) é quando se deve ter maior atenção, pois esses podem se tornar um câncer.
O QUE PODE CAUSAR?
Baixo consumo de fibras alimentares, sedentarismo, consumo de carne processada, de carne vermelha acima do recomendado e de bebidas alcoólicas e o excesso de peso são fatores que causam cerca de 30% dos cânceres de intestino.
Manter uma vida saudável com exercícios físicos e alimentação balanceada pode evitar que você desenvolva o câncer de intestino.
COMO RASTREAR O CÂNCER?
"A demora no diagnóstico correto permite que o câncer cresça, podendo comprimir e invadir outros órgãos sadios na região do corpo. Outro cenário é quando as células cancerosas se desprendem e se espalham no sangue e/ou vasos linfáticos e nesse caso o câncer migra para outros órgãos, como fígado, pulmão e ossos. Por isso, lembro da importância do acesso aos exames pela rede pública de saúde", alerta Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).
Fazer exames regularmente é uma forma de descobrir o câncer em seu estágio inicial, fazendo com que as chances de cura sejam mais altas.
Porém, apenas 30% da população brasileira realiza exames para rastrear o câncer de intestino, segundo dados do INCA.
O rastreio do câncer de intestino pode ser feito por um exame que detecta sangue oculto nas fezes. O teste deve ser tipo FIT, teste imunológico que detecta a hemoglobina humana.
Além disso, ainda há outras maneiras de detectar o câncer: colonoscopia, a cada dez anos, e retossigmoidoscopia, a cada cinco anos.
VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER DE INTESTINO NO VÍDEO ABAIXO:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”