Hospitais de Pernambuco entram no ranking de melhores do Brasil
Na lista divulgada pela revista norte-americana Newsweek, hospitais da Rede D’Or no Nordeste recebem destaque
Os hospitais Esperança Olinda, Esperança Recife e Memorial São José estão na lista de melhores hospitais do Brasil em 2023, segundo a revista norte-americana Newsweek. Os três fazem parte da Rede D’Or, a maior empresa de saúde da América Latina.
Entre os hospitais do Nordeste, o Esperança Olinda é quem lidera o ranking, um motivo de orgulho para todos os pernambucanos. No Brasil, estão presentes nomes como o Hospital Vila Nova Star, Einstein e Sírio-Libanês.
Como a lista é feita
O ranking da Newsweek é publicado anualmente em parceria com a empresa de dados Statista Inc. e conta com hospitais de 28 países. O objetivo é compartilhar um resultado baseado em informações de reputação e desempenho.
Na avaliação, são considerados fatores como atendimento, inovação, consistência na excelência, implementação de novas terapias e produção de pesquisas relevantes.
Em relação ao ano passado, os hospitais da Rede D’Or em Pernambuco subiram 10 posições, em média, o que revela o compromisso do grupo com a melhoria contínua dos seus processos e serviços.
Excelência olindense
O Esperança Olinda apresenta o maior volume de atendimentos em emergência dentre as unidades da Rede D’Or em Pernambuco.
Conta ainda com uma emergência pediátrica, centro médico com profissionais de diversas especialidades, UTI exclusiva para o idoso, programa de cuidado integrado para idosos e para pessoas com doenças cardíacas e apartamentos com vista para o mar.
Para o diretor médico do Esperança Olinda, Miguel Porto, o reconhecimento da Newsweek é fruto do trabalho das equipes.
“Nos mantemos qualificados com treinamentos contínuos, em constante inovação, sempre buscando oportunidades de melhorias. Assim, entregamos, junto com o melhor acolhimento, as melhores práticas para nossos pacientes”, explica.
Um exemplo desse compromisso com o cuidar é o Programa Longevidade D’Or, para atendimento ambulatorial, e as iniciativas voltadas à saúde do idoso.
“Quando percebemos que um terço dos nossos atendimentos mensais são de pacientes idosos, estruturamos e especializamos o atendimento para esse público, desde a presença de um geriatra na emergência até o acompanhamento da enfermeira no pós-alta, passando por uma jornada multidisciplinar a fim de assegurar a continuidade dos cuidados e o ganho de qualidade de vida”, enfatiza Porto.
Recife em destaque
Entre os diferenciais do Hospital Esperança Recife estão sua emergência, as UTIs e o investimento em tecnologia.
A emergência do Esperança Recife é reconhecida por sua resolutividade. O hospital também conta com a única emergência exclusiva da região dedicada à pessoa idosa, pensada para atender às necessidades desse público.
As UTIs do Esperança Recife receberam o prêmio Top Performer em 2022, conferido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed. Esse reconhecimento é dado às UTIs que oferecem o melhor cuidado ao paciente com uso adequado de recursos.
Em relação à tecnologia, o hospital faz parte do parque de cirurgia robótica da Rede D’Or, o maior da América Latina. O robô é utilizado por cirurgiões experientes em procedimentos complexos e que exigem grande precisão de movimentos, como a cirurgia bariátrica.
Estrutura do Memorial São José
No Memorial São José, a estrutura de Oncologia foi pioneira e segue como referência, com o diferencial de disponibilizar a área de transplante de medula óssea em Pernambuco.
A emergência do Memorial é nova e ampla, e a maternidade conta com um prédio reformado com modernos consultórios e laboratórios de exames de imagens. Também oferece uma unidade específica de cuidado do paciente idoso e uma destacada equipe de ortopedia e neurologia.
Thalles Melo, diretor da unidade, enfatiza que o Memorial é reconhecido pelo acolhimento.
“Temos uma emergência eficiente com múltiplas especialidades, e somos referência em neurologia e neurocirurgia. A assistência multidisciplinar possui uma interface estruturada, que faz com que os pacientes voltem porque reconhecem a qualidade assistencial e as equipes médicas. O Memorial está crescendo e em breve vai inaugurar uma torre com a primeira bandeira Star do Nordeste e Norte”, conta.
Os desafios na área da saúde são muitos, e os hospitais seguem buscando inovações na medicina e na ciência, ao mesmo tempo que preservam formas humanizadas de praticar o cuidado, respeitando cada vida.
Para a Rede D’Or, o reconhecimento divulgado pelos prêmios como os da Newsweek, Epimed/AMIB e Top Performer é resultado da consistência na busca por inovações dessas unidades do grupo e consequência do compromisso com a qualidade, cuidado, respeito e atendimentos humanizados.