Uma nova proposta quer aumentar o valor do piso salarial da enfermagem. A nova PEC (Proposta de Emenda Constitucional) vem em um momento de expectativa para o setor da enfermagem, que espera a notícia da aprovação do piso salarial.
Confira como funciona a nova proposta que quer aumentar o valor do piso salarial e confira as últimas notícias sobre a implementação do piso da enfermagem.
ENTENDA PEC QUE QUER AUMENTAR VALOR DO PISO DA ENFERMAGEM
A proposta sobre o piso salarial da enfermagem foi divulgada pela senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) através de suas redes sociais. Na última sexta-feira (5), o Fórum Nacional da Enfermagem compartilhou a publicação da parlamentar.
Na PEC, Lobato pretende alinhar o valor do piso ao salário mínimo proposto pelo Governo Federal. Assim, o valor seria reajustado todos os anos. De acordo com a senadora, esses seriam os valores mínimos recebidos pela categoria:
Enfermeiros - Mais do que quatro salários mínimos;
Técnicos de enfermagem - Mais do que três salários mínimos;
Auxiliares de enfermagem e parteiras - Mais do que dois salários mínimos.
LULA ASSINA PLN para pagar PISO da ENFERMAGEM; veja momento
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM DEVE SER SANCIONADO NO DIA 18
De acordo com o portal oficial do Congresso Nacional, o piso da enfermagem deve ser sancionado no dia 18 de maio.
A nova proposta já foi aceita pelos parlamentares e agora segue para a assinatura definitiva do presidente Lula.
STF FEZ ÚLTIMA EXIGÊNCIA PARA REVOGAR SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL
O Supremo Tribunal Federal (STF) fez uma última exigência para liberar o piso salarial da enfermagem. O tribunal foi o responsável por suspender a lei do piso, ainda em 2022.
Agora, o STF pede para que sejam explicadas as formas de repasse do valor que vai custear o piso salarial para as instituições beneficiadas.
De acordo com o deputado Mauro Benevides (PDT), representante do setor da enfermagem, essa última pedida do STF já está sendo cumprida e será enviada ao Ministério da Saúde.