EMÍLIO SURITA é INTERNADO com CÂNCER DE INTESTINO; entenda mais sobre a doença
Emílio Surita, apresentador de Pânico na TV, se afasta do programa às pressas para realizar cirurgia por causa de câncer de intestino
As dúvidas sobre o motivo do afastamento de Emílio Surita do “Pânico na TV” desde o dia 5 agora foram encerradas: o apresentador foi internado por conta do diagnóstico de câncer de intestino.
Segundo uma postagem no instagram do comentarista Odair Del Pozzo na noite de terça-feira (16), Emílio Surita foi internado às pressas logo após o diagnóstico do câncer de intestino.
Emílio realizou uma cirurgia para retirada do tumor, ficou uma semana na UTI e agora se recupera em um quarto. Seu quadro é bastante grave.
O que é o câncer de intestino?
O câncer de intestino ou câncer colorretal é um tumor que ocorre no intestino grosso, no reto ou no ânus.
É o quarto tumor mais comum no Brasil, que faz 40 mil novos casos a cada ano. Inclusive, além de Emílio, outra celebridade que atualmente está lutando contra o tumor é Preta Gil.
Quais são os sintomas do câncer de intestino?
- Mudanças no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre) e sangue nas fezes;
- Vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta;
- Dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Cansaço, fraqueza e anemia.
O câncer de intestino tem cura?
O câncer de intestino é frequentemente curável, principalmente se for diagnosticado cedo.
Normalmente é feita uma cirurgia de retirada do tumor, onde quimioterapia e radioterapia podem ser utilizadas (em conjunto ou não) para evitar a reincidência.
O diagnóstico precoce do câncer de intestino é bastante difícil, pois os sintomas costumam aparecer apenas nos estágios mais avançados da doença, além de que podem ser confundidos por muitas outras doenças do organismo.
Por isso, é muito importante realizar os exames de detecção preventiva do câncer de intestino, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias).
Esses exames são ainda mais importantes para os grupos que têm fatores de risco para o tumor. São eles:
- tabagismo,
- consumo de álcool,
- consumo de sal em excesso,
- obesidade,
- sedentarismo.
- histórico familiar
Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIAS:
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - https://bvsms.saude.gov.br/cancer-de-intestino/. Acesso em 17/05/2023.
Instituto Nacional do Câncer (INCA) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/intestino. Acesso em 17/05/2023.
Oncoguia - https://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-intestino-5-sintomas-que-podem-indicar-a-doenca/15722/7/. Acesso em 17/05/2023.