RETOMADA DO FARMÁCIA POPULAR

"Se aparecer no Google que LULA baixou o preço do remédio, é mentira. Ele baixou não; ele zerou, é de graça", diz João Campos sobre o Farmácia Popular

A cerimônia de lançamento do novo Farmácia Popular ocorreu no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/06/2023 às 10:57 | Atualizado em 08/06/2023 às 9:31
Notícia
X

Durante o lançamento da retomada do Farmácia Popular, na manhã desta quarta-feira (7), na capital pernambucana, o prefeito do Recife, João Campos, ressaltou a importância do programa, que beneficia 55 milhões de brasileiros.

O prefeito participou da cerimônia do novo Farmácia Popular do Brasil ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A solenidade ocorreu no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.  

"A gente tem um programa que faz distribuição gratuita de medicamentos, de forma complementar ao SUS (Sistema Único de Saúde), beneficiando idosos, gestante, crianças. Hoje 70% da renda dos idosos são comprometidos com medicamentos. É absurdo, injusto. O Farmácia Popular soluciona este problema", disse João Campos, em discurso durante o lançamento do programa

Rodolfo Leopert/Prefeitura do Recife

Prefeito discursa na cerimônia do novo Farmácia Popular do Brasil ao lado do presidente Lula - Rodolfo Leopert/Prefeitura do Recife

O prefeito terminou o discurso fazendo menção a uma busca no Google.

Ele pediu para o público digitar, no Google, "Lula baixou".

Em seguida, João Campos comentou: 

"Vai aparecer que Lula baixou o gás, o imposto, a carne, o dólar, a gasolina, o preço do carro. Agora, se botar no Google, 'Lula baixou' e aparecer que Lula baixou o preço do remédio, é mentira. Sabe por quê? Ele baixou não, ele zerou; é de graça", finalizou João Campos. 

FARMÁCIA POPULAR: O QUE MUDA COM O NOVO PROGRAMA

Após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retoma as novas habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao Mais Médicos.

Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades ao Farmácia Popular em todas as regiões do País, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. 

Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

FARMÁCIA POPULAR: VEJA QUEM TEM DIREITO A RECEBER REMÉDIO DE GRAÇA

A retomada do Farmácia Popular do Brasil vem com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.

Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente.

A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.

QUAIS OS REMÉDIOS DE GRAÇA NA FARMÁCIA POPULAR? 

Com o novo Farmácia Popular, a saúde da mulher terá prioridade.

As mulheres terão acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos.

São remédios que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma.

Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

O Governo Federal também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena aldeada.

Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido.

Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

 

 

 

Tags

Autor