Mortes por febre maculosa

FEBRE MACULOSA: Fazenda Santa Margarida emite nota após confirmação de três MORTES por FEBRE MACULOSA; saiba o que dizem sobre o caso

Pessoas que morreram de febre maculosa estiveram na Fazenda Santa Margarida antes de serem internadas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 13/06/2023 às 22:15 | Atualizado em 14/06/2023 às 0:01
Notícia
X

A Fazenda Santa Margarida, localizada no município de Campinas, em São Paulo, onde os três pacientes diagnosticados com febre maculosa estiviveram antes de apresentarem os primeiros sintomas da doença, emitiu uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, nesta terça-feira (13).

No mesmo dia, o Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, confirmou o laudo de óbito destas três pessoas, sendo positivo para febre maculosa.

Confira este e outros detalhes nesta matéria:

  • Mortes por febre maculosa
  • Casos de febre maculosa em Campinas
  • Fazenda Santa Margarida comenta sobre as mortes por febre maculosa
  • Entenda o que é febre maculosa

MORTES POR FEBRE MACULOSA

De acordo com informações divulgadas anteriormente pela coluna de Saúde e Bem-estar do JC, as três pessoas (uma mulher de 28 anos e um casal - homem, 42 anos, mulher, 36 anos) faleceram no dia 8 de junho e estiveram em um evento realizado na Fazenda Santa Margarida, no dia 27 de maio.

Em poucos dias os pacientes deram entrada no hospital com os primeiros sintomas de febre maculosa, apresentando febre, dores de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A confirmação da causa da morte por febre maculosa nos três pacientes só foi confirmada hoje, após cinco dias do óbito.

CASOS DE FEBRE MACULOSA EM CAMPINAS

A prefeitura de Campinas emitiu uma nota oficial sobre a febre maculosa na região, evidenciando que se trata de uma área endêmica para a doença. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde tem cumprido seu papel de alertar à população acerca dos riscos e formas de prevenção. Além disso, promove ações em locais de lazer mais frequentados pelos cidadãos.

A nota destaca ainda que, tão logo os casos foram notificados, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) iniciou uma série de ações preventivas, informativas e de mobilização na Fazenda Santa Margarida. 

“Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”, diz a nota.

FAZENDA SANTA MARGARIDA COMENTA SOBRE AS MORTES POR FEBRE MACULOSA

Fazenda Santa Margarida emitiu uma nota lamentando as mortes causadas pela febre maculosa e disse que sempre agiu de acordo com as normas legais da vigilância sanitária.

“Toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este [na fazenda]”, revela a nota.

O comunicado diz ainda que a região rural do municípo registra casos recoreentes de febre maculosa e que o controle e prevenção desta infecção é de responsabilidade do município.

“Essa enfermidade é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente”, finaliza.

ENTENDA O QUE É FEBRE MACULOSA

 

Tags

Autor