FEBRE MACULOSA

FEBRE MACULOSA: fazenda visitada por vítimas foi INTERDITADA; veja os detalhes

A Fazenda só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 13/06/2023 às 23:29 | Atualizado em 14/06/2023 às 17:28
Notícia
X

A Fazenda Santa Margarida, localizada em Campinas, São Paulo, foi interditada nesta terça-feira (13) após três pessoas morrerem em decorrência da febre maculosa.

Segundo o Estadão, a Fazenda só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.

A Secretaria da Saúde do Estado informou que vai apoiar ações das prefeituras de prevenção à doença. De acordo com a pasta, o trabalho de campo para controle da doença é de responsabilidade dos municípios, mas a secretaria dará apoio na prevenção com medidas educativas, como a distribuição de folders e cartazes pela região.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Febre maculosa causou morte de Douglas Costa e Mariana Giordano - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

ENTENDA O QUE É FEBRE MACULOSA:

NOTA DA FAZENDA SANTA MARGARIDA

A Fazenda emitiu uma nota logo após a repercussão do caso. Na nota, a Fazenda alerta para os cuidados que uma pessoa precisa ter para frequentar locais como uma fazenda e que, em caso de sintomas, deve procurar um médico:

“Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”.

“Toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este [na fazenda]”, segue a nota.

“Essa enfermidade é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente”, finaliza.

TRÊS PESSOAS MORRERAM DE FEBRE MACULOSA

Até o momento, três pessoas morreram de febre maculosa na cidade. As vítimas, segundo análise do Instituto Adolfo Lutz, foram o piloto Douglas Costa, de 42 anos, e de uma moradora de Hortolândia, de 28 anos.

Nesta segunda-feira (12), outro caso que deu positivo nas análises foi da dentista Mariana Giordano, de 36 anos.

Tags

Autor