septicemia aguda

O QUE É SEPTICEMIA AGUDA? Entenda condição de STENIO GARCIA

O ator de 91 anos está internado desde sábado (1º) em um hospital particular no Rio de janeiro com septicemia aguda; entenda o que é

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 02/07/2023 às 15:05 | Atualizado em 02/07/2023 às 15:28
Notícia
X

O ator de 91 anos Stenio Garcia foi internado às pressas na noite do último sábado (1º/7), em um hospital particular no Rio de Janeiro, apresentando sintomas de uma doença grave e pouco conhecida pela população: a septicemia aguda.

Também conhecida como sepse ou chamada de infecção generalizada, é uma enfermidade que se não tratada de forma precoce e imediata, se espalha rapidamente pelo corpo e afeta o sistema imunológico, dificultando o funcionamento dos órgãos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o organismo, em resposta à doença, provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração.

Sem o tratamento adequado, pode haver parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos, levando ao óbito.

Ainda segundo o órgão federal, a septicemia aguda é responsável por pelo menos 11 milhões de mortes por ano no mundo todo e, por ser tão letal, é importante o diagnóstico precoce e tratamento imediato da doença.

A sepse pode estar localizada em qualquer órgão e a infecção pode ser bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou por protozoários, mas os focos mais comumente relacionados à sepse são a pneumonia, a infecção urinária e a infecção abdominal.

No caso de Stenio Garcia, o ator apresentou fortes dores nas pernas e no quadril.

SINTOMAS DA SEPTICEMIA AGUDA

O Ministério da Saúde informa que a septicemia aguda pode se apresentar de diversas maneiras e com sintomas decorrentes do mau funcionamento de diferentes partes do corpo. Qualquer pessoa pode desenvolver sepse.

No entanto, há grupos de risco, como: os bebês prematuros e crianças abaixo de um ano, idosos acima de 65 anos, pacientes com câncer, Aids ou que fizeram uso de quimioterapia ou outros medicamentos que afetam as defesas do organismo, pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, insuficiência renal e diabetes; usuários de álcool e drogas e pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres ou sondas, além de transplantados.

DIAGNÓSTICO DA SEPTICEMIA AGUDA

O diagnóstico da septicemia aguda é feito com base na identificação do foco infeccioso e na presença de sinais de mau funcionamento de órgãos. Não há exames específicos, mas há exames voltados para a identificação da presença de infecção, além de hemograma para a identificação do foco, radiografia de tórax e exames de urina.

Stenio Garcia foi diagnosticado com a sepse rapidamente e já iniciou o tratamento. O ator de 91 anos está consciente e respira normalmente e espontaneamente, além de já ter iniciado os medicamentos com antibióticos.

Tags

Autor