Piso da Enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: VALORES RETROATIVOS A MAIO serão pagos pelo GOVERNO

Os valores pagos serão retroativos a maio e terão garantia de décimo terceiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 05/07/2023 às 18:44 | Atualizado em 05/07/2023 às 19:46
Notícia
X

Durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reverenciou os profissionais de enfermagem e afirmou que o governo vai garantir o pagamento do novo piso nacional da enfermagem para o setor público.

Os valores pagos serão retroativos a maio e terão garantia de décimo terceiro. 

“Tem gente que acha que um salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro, mas a pessoa se esquece que, quando vai para o hospital, o médico faz a consulta, receita o remédio, faz a cirurgia, mas quem cuida da gente no resto do dia é exatamente o pessoal da enfermagem. E esse trabalho não pode ser considerado menor”, disse Lula.

Durante discurso, Lula confirmou o pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro do STF Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.

ENFERMAGEM VALORIZADA

Em certo momento, Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor:

“Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro [...]. Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”.

MINISTRA FALA SOBRE O SUS

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Governo Federal está alinhado na defesa intransigente do SUS e na melhoria dos serviços prestados na área de saúde, com uma agenda de inclusão e desenvolvimento do país, com equidade e respeito às diferenças dos povos.

“A agenda construída aqui é a agenda central do SUS. Nós vamos trabalhar para fortalecer a atenção primária, a atenção especializada, levar médicos onde mais precisa e levar equipes multiprofissionais. Reconstruir nosso complexo econômico da saúde para que o país tenha autonomia nas vacinas e nos equipamentos.”, disse.

Com informações da Agência Brasil.

PISO DA ENFERMAGEM: VALORES retroativos a MAIO serão pagos pelo Governo Federal

Tags

Autor