LEITE

Suspensa a comercialização de leites pela Anvisa: risco sério à saúde. Veja a lista de produtos!

A Anvisa determinou a retirada de 1,2 mil litros de leite em razão da falta de higiene

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/08/2023 às 12:46
Notícia
X

A Anvisa determinou a retirada de 1,2 mil litros de leite em razão da falta de higiene.

Sob determinação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, fiscais do Procon do Distrito Federal apreenderam 1,2 mil litros de leite longa vida da marca Natville entre os dias 24 e 28 de julho.

Não apenas a comercialização foi suspensa, mas igualmente a distribuição e uso de produtos associados à marca, uma vez que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não deu o aval para a produção.

Tendo em vista as condições de higiene inapropriadas e ausência de controle, não é possível garantir a qualidade do produto aos consumidores, podendo provocar riscos sérios à saúde.

 

AB / Marcello Cassal Jr.

AB / Marcello Cassal Jr. - AB / Marcello Cassal Jr.

Veja os lotes recolhidos

Para se certificar que você não comprou ou mesmo consumiu algum dos produtos suspensos, recomenda-se verificar o número do lote.

Portanto, os itens que sofreram contaminação foram produzidos entre os meses de janeiro e maio de 2023.

Após uma operação realizada na fábrica localizada em Nossa Senhora da Glória - Sergipe, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) atestou a contaminação dos produtos, suspendendo imediatamente a produção e comercialização.

Grande parte das apreensões se deu nas cidades de Planaltina e Araponga, no Distrito Federal, e conforme a empresa, o problema ocorreu em uma área em fase de licenciamento.

A Natville divulgou uma nota dizendo que está tomando as medidas necessárias para reparar as inconsistências apontadas pela Anvisa, e que as demais fábricas estão operando dentro dos protocolos determinados.

O Procon determinou a devolução imediata dos produtos ao fabricante. Os estabelecimentos têm o prazo de 20 dias para a retirada e caso descumpram a solicitação, estarão sujeitos a multas e penalidades.

Confira os produtos suspensos

Os produtos da empresa Laticínios Santa Marta que tiveram a comercialização suspensa pela Anvisa foram:

· Leite UHT integral;
· Leite UHT desnatado;
· Soro de leite, embalagem de 25 quilos, parcialmente desmineralizado 40%.

Todos os itens acima foram fabricados entre janeiro e maio de 2023, e em caso de identificação, os clientes devem contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor, indicado no rótulo do produto.

O leite UHT da Natville é armazenado na embalagem Tetra Pak, também conhecida como leite de caixinha longa vida.

Vale ressaltar que a empresa não tinha a permissão do Ministério para a produção dos itens, além de informações incorretas nos rótulos, as quais mostravam que os produtos teriam sido fabricados por uma filial da empresa, localizada em Alagoas.

De acordo com o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento, a recomendação é não consumir o leite longa vida da marca Natville até uma análise mais minuciosa.

Marcelo Nascimento ainda relatou que o órgão rastreou os estabelecimentos por meio das notas fiscais emitidas dos produtos e enviou os fiscais aos mercados que os compraram, segundo o portal pronatec.

Ainda segundo o Procon, a operação deve continuar nas próximas semanas, a fim de evitar que produtos impróprios cheguem aos supermercados, protegendo assim a saúde das pessoas.

Tags

Autor