ELEIÇÕES CREMEPE 2023: Chapa 2 VENCE pleito e representará Pernambuco no Conselho Federal de Medicina
Pela primeira vez na história, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) realizaram eleições para a escolha de seus conselheiros titulares e suplentes pela internet
Na festa da democracia da medicina brasileira, médicos do Estado de Pernambuco elegeram a Chapa 2 (Renovação e União) para representá-los no Conselho Federal de Medicina (CFM) durante o quinquênio 2023-2028.
Em Pernambuco, quatro chapas concorreram ao comando da autarquia. A Chapa 2 (Renovação e União) teve um total de 4.651 votos (28,39% válidos). Em segundo lugar, ficou a Chapa 1 (Ética e Ciência), com 4.449 votos (27,16% válidos). O terceiro lugar ficou com a Chapa 4 (Liberta Cremepe), com 3.735 votos (22,80% válidos) e, em quarto lugar, ficou a Chapa 3 (Movimentação), com 3.548 votos (21,66% válidos).
Durante debate na Rádio Jornal, realizado no dia 17 de julho com membros das quatro chapas, o ortopedista Mário Jorge Lôbo representou a Chapa 2.
Ao falar sobre o grupo que representa, Mário Jorge destacou que a "chapa foi constituída num conceito de oposição, de oposição de ideias, porque a gente viu o conselho perder o protagonismo das ideias e da coragem de executá-las. Então, é uma chapa que foi construída com diálogo entre diversas sociedades de especialidades, academia, sindicato dos médicos e um grupo de conselheiros".
Ele também ressaltou que a cada membro da Chapa 2 tem um papel, "somando suas forças para que a gente entregue uma medicina de qualidade. É uma estrutura do conselho voltada para o atendimento das necessidades do médico; desse médico que está na ponta, que está sofrendo as dores."
ELEIÇÕES CREMEPE 2023: VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO
A votação ocorreu na segunda e terça-feira (14 e 15 de agosto), e o resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (15), em solenidade transmitida pela internet, por meio do no canal do YouTube do CFM.
Pela primeira vez na história, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) realizam eleições para a escolha de seus conselheiros titulares e suplentes pela internet.
O processo eleitoral aconteceu em todos os CRMs do País e foi coordenado pelo CFM.
Os vencedores formarão o corpo de conselheiros da instituição a partir de 1º de outubro de 2023 e exercerão um mandato de cinco anos.
Cada chapa foi composta por 40 médicos, sendo 20 candidatos a conselheiro titular e 20 a conselheiro suplente.