Saúde

TABELA DE GLICOSE POR IDADE: Saiba QUANTO DE GLICOSE É considerada DIABETES e os SINAIS DE ALERTA e SINTOMAS DA PRÉ-DIABETES

Saiba os sinais de alerta e sintomas da pré-diabetes

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Tinôco

Publicado em 11/09/2023 às 16:43 | Atualizado em 11/09/2023 às 17:56
Notícia
X

A glicose - o açúcar -, quando em equilíbrio, realiza funções importantes no corpo, pois é a principal fonte de energia para o nosso corpo.

Contudo, as taxas elevadas de glicose no corpo podem causar diversos danos à saúde, podendo até desenvolver pré-diabetes e diabetes.

O QUE É PRÉ-DIABETES?

A pré-diabetes acontece quando os níveis de glicose estão acima do normal, mas não o suficiente para o diagnóstico de diabetes.

Segundo dados do Centro de Obesidade e Diabetes, o Brasil possui cerca de 40 milhões de diabéticos e 25% deles tornarão diabéticos em cinco(5) anos.

Atenção

A pré-diabetes é a única etapa em que a doença pode ser revertida, por isso é preciso ficar em alerta nessa fase e atentar-se aos sinais de alerta.

SINAIS DE ALERTA E SINTOMAS DA PRÉ-DIABETES

Nessa etapa da doença, geralmente, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas. A pré-diabetes é identificada através de exames de sangue prescrito por um profissional da saúde.

Contudo, existem sinais de alerta que podem ser um indicativo da doença, confira:

  • Pressão alta;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Alto nível de colesterol ruim - LDL;
  • Alto níveis de triglicerídeos;
  • Baixo nível de colesterol bom - HDL;
  • Concentração de gordura no abdômen.

COMO PREVENIR A PRÉ-DIABETES?

Para prevenir a pré-diabetes é necessário desenvolver hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta balanceada, evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e não fumar.

Além disso, é necessário fazer exames de sangue regularmente para verificar os níveis de glicose no sangue.

TABELA DE GLICEMIA: SAIBA QUANTO DE GLICOSE É CONSIDERADO DIABETES

Glicemia normal

Em jejum - menor que 100mg/dL; após duas horas da refeição - Menor que 140mg/dL; qualquer hora do dia - menor que 100mg/dL.

Glicemia alterada

Em jejum - Entre 100 mg/dL a 126 mg/dL; após duas horas das refeições - Entre 140 mg/dL a 200 mg/dL; qualquer hora do dia - Não é possível definir

Diabetes

Em jejum - Maior que 126 mg/dL; após duas horas das refeições - Maior que 200 mg/dL; qualquer hora do dia - Maior que 200 mg/dL com sintomas.

ATENÇÃO

Caso apresente algum desses sintomas, procure por um profissional da saúde para identificar possíveis problemas e realizar os tratamentos necessários.

* Essa matéria contém informações da Sociedade Brasileira de Diabetes

Tags

Autor