INJEÇÃO SEMANAL

SEMAGLUTIDA ADOLESCENTES: Anvisa autoriza Wegovy para tratar obesidade em adolescentes a partir dos 12 anos

Nova indicação é baseada em estudo que demonstrou redução de 16,1% no IMC em adolescentes com obesidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/09/2023 às 15:45 | Atualizado em 27/09/2023 às 15:18
Notícia
X

Medicação injetável indicada para o tratamento do sobrepeso e da obesidade, Wegovy (semaglutida 2,4mg) recebeu a aprovação de uma nova indicação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, Wegovy também pode ser prescrito para uso em adolescentes a partir de 12 anos, desde que seja aliado a um plano alimentar com redução calórica e aumento da prática de atividade física.

A obesidade é uma doença que pode começar na infância ou adolescência, e até 90% dos adolescentes com obesidade podem continuar convivendo com a doença na idade adulta.

Esses pacientes também correm um risco maior de desenvolver problemas de saúde graves relacionados com o peso e, de acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2023, o Brasil terá 7,7 milhões de crianças com obesidade até 2030.

A segurança e eficácia de Wegovy como tratamento para adolescentes com obesidade são, segundo a farmacêutica Novo Nordisk, apoiadas por dados do estudo STEP TEENS. O trabalho envolveu 201 adolescentes que receberam Wegovy ou placebo uma vez por semana, durante 68 semanas, além de intervenção no estilo de vida, para comparar eficácia, segurança e tolerabilidade.

Os resultados mostraram que Wegovy foi superior ao placebo, com alteração percentual média no índice de massa corporal (IMC) na semana 68 e diminuição de 16,1%, versos aumento de 0,6%.

Além disso, 77% dos pacientes que tomaram Wegovy tiveram uma redução do IMC maior ou igual a 5%, em comparação com 20% dos que tomaram placebo.

Wegovy (semaglutida 2,4mg) já é comercializado nos Estados Unidos desde 2021.

DIVULGAÇÃO
Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diz que a autorização da semaglutida se soma à aprovação da liraglutida, que foi liberada em 2022 e já está disponível no mercado brasileiro para o tratamento da obesidade em adolescentes - DIVULGAÇÃO

WEGOVY É SEGURO PARA ADOLESCENTES? 

"A aprovação da semaglutida para o tratamento da obesidade em adolescentes a partir de 12 anos, é uma notícia muito boa. Essa aprovação já havia acontecido tanto pelo órgão regulatório norte-americano (FDA), como também europeu. No estudo que serviu de base para essa aprovação, foram observadas a eficácia, com perda de peso ao longo de um ano, semelhante àquela encontrada em adultos, na ordem de 16%, e a segurança, com efeitos colaterais equivalentes a observados em adultos", destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Paulo Miranda.

Essa aprovação, segundo Paulo Miranda, soma-se à aprovação da liraglutida, que foi liberada em 2022 e já está disponível no mercado brasileiro para o tratamento da obesidade nessa população.

"Então, a partir de agora, podemos contar com duas medicações antiobesidade para o uso em adolescentes, a partir de 12 anos, o que vai nos ajudar na condução do tratamento dessa população", ressalta.

O endocrinologista acrescenta que, como os casos de obesidade na adolescência têm aumentado no Brasil e em todo mundo, é importante ter ferramentas de apoio para o tratamento farmacológico em associação a mudanças de hábitos de vida, que são tão necessárias.

SEMAGLUTIDA ADOLESCENTES: QUANDO WEGOVY CHEGA AO BRASIL? 

No Brasil, o tratamento com Wegovy foi aprovado pela Anvisa em janeiro de 2023 para adultos.

Ainda assim, não há data prevista de lançamento de Wegovy no Brasil

Tags

Autor