PRÉ-DIABETES

SINTOMAS DE PRÉ-DIABETES NO CORPO: Veja quais são os PRINCIPAIS SINTOMAS da PRÉ-DIABETES e COMO REVERTER

No Brasil mais de 13 milhões de pessoas tem diabetes, saiba como se prevenir da doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 27/09/2023 às 12:45
X

A diabetes mellitus, ou apenas diabetes, não tem cura e pode apresentar diversos problemas para a saúde do portador. Sendo assim, é importante buscar maneiras de prevenir a doença, uma delas é detectar a pré-diabetes e evitar que ela evolua, se tornando uma condição crônica.

SAIBA O QUE É PRÉ-DIABETES

Segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, a pré-diabetes ocorre devido aos níveis elevados de glicose no sangue, mas ainda não são altos o suficiente para serem considerados como diabetes.

A glicemia no sangue é considerada alta o suficiente para ser diagnosticada como pré-diabetes quando atinge níveis entre 100 e 125 mg/dl. Valores acima desse limite já são considerados diabetes crônico.

Freepik
A glicemia alta é um dos principais indicativos para o desenvolvimento da diabetes, em seus mais diversos graus; veja os principais sintomas - Freepik

PRÉ-DIABETES TEM CURA?

A pré-diabetes é considerada como um alerta para o organismo, sendo a única fase da diabetes que pode ser revertida.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mesmo após o diagnóstico da pré-diabetes, cerca de 50% dos casos acabam evoluindo para diabetes, principalmente pela falta de prevenção da doença.

SINAIS E SINTOMAS DA PRÉ-DIABETES

A pré-diabetes pode ocorrer devido a diversos fatores, mas principalmente, pelo histórico familiar, herança genética, ganho de peso, alimentação hipercalórica e sedentarismo.

A condição pode manifestar diversos sintomas que servem como alerta para o organismo. Confira quais são os principais sintomas:

  • Fraqueza e falta de energia;
  • Fome frequente;
  • Perda de peso;
  • Visão embaçada;
  • Dificuldade em cicatrização;
  • Mau hálito;
  • Vontade de urinar maior que a comum.

CHÁ DE CAROÇO DE ABACATE BENEFÍCIOS: é bom para DIABETES?

TRATAMENTO PARA A PRÉ-DIABETES

É fundamental realizar a detecção e o diagnóstico da pré-diabetes. Caso confirmada, uma das principais recomendações médicas é a mudança nos hábitos alimentares. Isso inclui a redução do consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras, farinhas e sal em excesso.

Além disso, para pessoas diagnosticadas com pré-diabetes, é altamente recomendável adotar a prática regular de exercícios físicos. Isso ajuda no controle dos níveis de glicose e previne o sedentarismo.

Tags

Autor