PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: O DÉCIMO TERCEIRO da ENFERMAGEM vai ser PAGO em NOVEMBRO? Veja as ÚLTIMAS NOTÍCIAS do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Veja as últimas notícias do piso salarial da enfermagem
A categoria da enfermagem vem acompanhando o processo do piso salarial da enfermagem de perto. Já foram realizadas duas rodadas de repasses do Ministério da Saúde para as entidades responsáveis pelo pagamento à enfermagem.
A enfermagem acompanhou também a aprovação do piso salarial da enfermagem em duas frentes, primeiro no Congresso Nacional e depois o Supremo Tribunal Federal realizou um julgamento para viabilizar o piso salarial da enfermagem.
Mas o STF realizou mudanças no piso salarial da enfermagem, e algumas dessas mudanças desagradaram a categoria da enfermagem. O STF vinculou o piso salarial da enfermagem a carga horária, fazendo com que apenas quem trabalhasse 44h semanais receba o valor integral do piso salarial da enfermagem.
Mas essa não foi a única mudança realizada pelo STF, o Tribunal também definiu que a categoria da enfermagem do setor privado teria que negociar os valores do piso salarial da enfermagem com os seus empregadores, e em caso não se ter acordo, eles receberam o que foi definido por lei.
O décimo terceiro da enfermagem vai ser antecipado?
O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE), se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para debater questões relacionadas ao piso salarial da enfermagem.
Entre esses assuntos, foi debatida a possibilidade do repasse do décimo terceiro ser adiantado:
"As entidades do Fórum cobraram a antecipação da parcela do 13° salário para que seja realizada juntamente com a parcela do mês de novembro para propiciar que os trabalhadores recebam os valores do décimo até o dia 20 de Dezembro, prazo limite para pagamento", disse o FNE em suas redes sociais.
O piso salarial tinha data para ser pago no último dia 2
Outro assunto debatido pelo FNE e os representantes do Ministério da Saúde foi a da data de pagamento da parcela de setembro do piso salarial da enfermagem.
Veja o que disse o FNE:
"Também na segunda serão depositados os valores referentes ao pagamento do mês de setembro com as diferenças dos meses de maio a agosto de acordo com os novos dados lançados na plataforma do InvestSUS pelos entes".