Jejum intermitente

Jejum intermitente propõe que paciente fique de 12 a 24h sem comer; nutricionista tira dúvidas sobre a dieta

Jejum intermitente pode ajudar na perda de peso, no controle do colesterol e até na prevenção contra doenças

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 14/11/2023 às 11:58 | Atualizado em 14/11/2023 às 12:00
Notícia
X

Ficar de 12 a 24h sem comer. Essa é a proposta do jejum intermitente, um tipo de dieta que pode trazer muitos benefícios para o ser humano, mas que jamais deve ser realizada sem acompanhamento nutricional.

De acordo com os nutricionistas, o jejum intermitente pode trazer benefícios como aumentar o metabolismo, regular níveis de colesterol, perda de peso, e prevenir doenças como a diabetes e a pressão alta.

Nutricionista e professor de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), no Recife e Jaboatão dos Guararapes, Cristénes Melo explica que o jejum é adotado em dias alternados e que não há especificamente um horário definido a ser seguido por todos os pacientes de maneira igual.

“Porém é bastante praticada a restrição total da refeição do café da manhã e almoço e consequentemente, podendo ingerir alimentos apenas no jantar. Saliento que também existem outros modelos de horários e intervalos”, explica.

“Evidências científicas mostraram que o jejum intermitente promove a perda de peso, redução do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência de cintura; redução nos níveis de concentração do colesterol total, LDL e triglicerídeos, além das alterações nos indicadores hematológicos, glicemia, insulina e resistência à insulina”, acrescenta o professor e nutricionista.

Quando um jejum intermitente não deve ser feito?

“Em pacientes com patologias normalmente não são recomendadas, principalmente aqueles que são diabéticos tipo 1 que fazem uso de insulina e que precisam ter uma ingestão de energia e carboidratos mais controladas e ofertadas ao longo do dia. Também não é indicado para pacientes com transtornos alimentares”, diz o nutricionista Cristénes Melo.

Quais os riscos que uma pessoa corre quando deixa de se alimentar por vontade própria?

“Se não acompanhado pelo nutricionista, [o jejum] pode causar quadros de hipoglicemia ao longo do dia e até mesmo quadro de desnutrição por deficiência de vitaminas e minerais se a realização não for eventualmente e não tiver o suporte nutricional necessário durante a aplicação da estratégia”, alerta o especialista.

“Durante o jejum, [a pessoa consome] apenas água, chás e cafés sem açúcar. Após o jejum uma refeição normal, bem adequada em relação aos macro e micronutrientes”, detalha, informando que o jejum intermitente não é uma estratégia a ser seguida por quem faz atividade física com intensidade.

Esta reportagem foi feita, após consulta com o nutricionista Cristénes Melo (CRN6 31129).

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor