Com queda de energia, 40 pacientes precisam ser transferidos às pressas do Hospital Otávio de Freitas
Um curto-circuito em transformador ocasionou o transtorno, nesta sexta-feira (1º), na unidade hospitalar da rede estadual de saúde
Um curto-circuito em transformador do Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, acabou ocasionando a queda de energia em alguns setores da unidade, na tarde desta sexta-feira (1º). Com isso, alguns pacientes que precisam de ventilação mecânica foram transferidos para setores que não foram afetados com a queda do fornecimento de energia elétrica ou para outros hospitais da rede - ao todo, 23 pacientes foram transferidos para outras unidades.
Para realizar a operação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou através de nota que precisou acionar o Samu Metropolitano do Recife para transferir os 40 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Otávio de Freitas. Desses, 17 eram crianças e foram remanejadas para setores do hospital não afetados pela falta de energia.
- Pernambuco abre 22 leitos em grandes emergências; novas vagas estão em hospitais do Recife e de Bezerros, no Agreste
- Com 399 mulheres que morreram por câncer de colo do útero em 2022, Pernambuco avalia estratégia de eliminação da doença
- Imip inaugura serviço pioneiro no SUS de Pernambuco para reabilitação de pacientes com dificuldade de locomoção
Já os outros 23 pacientes, adultos, foram removidos para UTIS dos hospitais Barão de Lucena, Maria Lucinda, Memorial Jaboatão, Alfa, Hospital Eduardo Campos e Oswaldo Cruz.
“Conseguimos chegar ao final de uma operação extremamente complexa, considerando a gravidade de pacientes, muitos deles pós-cirúrgicos ou com quadros respiratórios agudos, além dos diversos recursos logísticos envolvidos e o desafio de conseguir vagas de terapia intensiva para todos”, explica Leonardo Gomes, coordenador do Samu Metropolitano do Recife.
Por fim, através de nota, a direção do Hospital Otávio de Freitas reforçou que "a medida possui caráter preventivo e que nenhum paciente sofreu prejuízo".