SAÚDE

DEPRESSÃO: Se você conhece alguém com depressão, veja 5 dicas para ajudar

Veja 5 dicas para ajudar quem vive com a depressão

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 04/01/2024 às 8:41
Notícia
X

Você já se perguntou como é possível oferecer suporte a alguém que está enfrentando a depressão? A presença dessa condição pode impactar a dinâmica dos relacionamentos na esfera familiar, no círculo de amizades e no ambiente de trabalho.

Testemunhar um ente querido lidando com a tristeza e melancolia que caracterizam a doença é, sem dúvida, um desafio. Mesmo ao expressar seu apoio e proferir palavras reconfortantes, é possível que a pessoa deprimida não reaja conforme esperado ou não manifeste qualquer reação por um período.

Em seu estado emocional confuso, ela não consegue perceber a intensidade de seus comportamentos. Portanto, é fundamental abordar a situação com delicadeza. A seguir, veja dicas de como ajudar uma pessoa com depressão.

Mantenha contato

Apesar de a comunicação com seu amigo poder diminuir um pouco, envie mensagens perguntando como foi o dia dele ou como ele está. Compartilhe coisas engraçadas e positivas.

No caso de um familiar ou parceiro que mora na mesma casa, lembre-se de manifestar interesse em seus afazeres, mesmo que não compartilhem todos os momentos do dia juntos.

Seja um bom ouvinte

Indague à pessoa como ela tem se sentido. Torne-a o foco central da conversa para demonstrar que você se importa. Solicite que ela compartilhe pensamentos e sentimentos guardados. Em vez de sobrecarregá-la com conselhos, simplesmente pergunte: "Como posso auxiliar?".

Ofereça auxílio com tarefas diárias

Você sabia que o deprimido frequentemente não sente vontade de realizar pequenas tarefas? Arrumar a casa, lavar a louça, cozinhar e organizar o quarto podem exigir muito esforço. A higiene pessoal também pode ser prejudicada.

A pessoa pode deixar de lavar o cabelo, usar roupas limpas e tomar banho. Como alguém querido, você pode se propor a ajudar com os afazeres domésticos. Não é necessário organizar toda a casa, mas sugerir concluir algumas tarefas juntos pode servir de incentivo.

Estimule-o a buscar ajuda

A terapia é essencial para tratar a depressão. A pessoa deprimida nutre crenças negativas, as quais podem obscurecê-la.

Não é simples combater essas crenças sozinho, por mais que muitos pensem o contrário. Um psicólogo pode ajudar a pessoa a modificar sua perspectiva sobre a vida e sobre si mesma por meio da psicoterapia.

Aprenda mais sobre depressão

Conheça os sintomas da doença e como eles se manifestam para poder identificar comportamentos semelhantes na pessoa querida. A tristeza é a característica mais conhecida, mas não é a única. Raiva, desânimo, indiferença, desorganização, negatividade, insônia, dores musculares e enxaquecas também são sinais claros de depressão.

Fonte: Psicólogo.com.br

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor