SAÚDE

Depressão: 4 benefícios da atividade física para quem faz tratamento contra depressão

Veja os maiores benefícios de incluir atividades físicas no combate à depressão

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 09/01/2024 às 9:21
Notícia
X

A depressão, uma das doenças mais incapacitantes, afeta significativamente os indivíduos, sendo uma das condições psiquiátricas mais comuns. Uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens podem experimentar episódios depressivos ao longo da vida, desde a juventude até a terceira idade.

Essa condição manifesta-se por uma alteração global no estado psíquico e orgânico, resultando em mudanças na forma de perceber a realidade e a vida. A pessoa deprimida enfrenta uma falta de vitalidade, muitas vezes acompanhada por sentimentos de tristeza, falta de confiança, culpa generalizada, pessimismo e descrença.

EXERCÍCIOS FÍSICOS E DEPRESSÃO

A prática regular de exercícios físicos emerge como uma eficaz forma de prevenir e combater a depressão.

O exercício físico constante e moderado não só traz benefícios para a saúde geral, mas, a nível psicológico:

  • reduz a ansiedade,
  • melhora a autoestima e autoconfiança,
  • eleva a cognição e
  • diminui o estresse.

A prática regular de exercícios libera endorfinas no cérebro, proporcionando uma sensação de paz e tranquilidade, sendo neuromediadores associados ao bem-estar e prazer. Tornando-se uma forma positiva de dependência quando realizada regularmente, o exercício físico se torna essencial como qualquer outra substância ligada ao prazer. É altamente eficaz no combate ao estresse e ansiedade, promovendo o relaxamento do corpo e a ativação do sistema imunitário.

LEIA TAMBÉM: Saiba como ajudar uma pessoa com depressão com essas 6 dicas

O esporte, quando praticado regularmente e com devidos cuidados, pode auxiliar no tratamento da depressão. A liberação de endorfina, aliada à melhoria na autoestima proveniente da percepção de cuidar da própria saúde, cria um estado de plenitude para os praticantes regulares de atividade física, trazendo benefícios em todas as esferas. O exercício é uma ferramenta eficaz no combate ao stress, proporcionando relaxamento, descontração mental e um breve afastamento dos problemas e tensões.

As atividades físicas também podem reduzir a ansiedade e a tensão. Uma caminhada rápida de 20 a 30 minutos, três a cinco vezes por semana, pode ser de grande ajuda para gerenciar o estresse. No entanto, é crucial que o ritmo seja adequado, pois um programa de exercícios muito rígido pode aumentar o estresse.

A atividade física sistematizada traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, proporcionando uma qualidade de vida aprimorada. O segredo reside na escolha de uma atividade agradável e prazerosa, evitando frustrações e garantindo que o lado físico, estético e emocional estejam em sintonia.

Fonte: Estadão e Oficina da Psicologia

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor