TREINO

É melhor tomar whey antes ou depois do treino? Saiba como potencilaizar os resultados

Não basta tomar whey, saber o momento certo de consumi-lo impacta diretamente nos resultados

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 18/01/2024 às 8:46
Notícia
X

A suplementação de proteína, em especial o whey protein, tornou-se uma aliada diário para aqueles que buscam ganho muscular e recuperação eficiente após os treinos.


Mas apesar de ser um suplemento comum atualmente, muitas pessoas ainda se questionam sobre a melhor forma de consumi-lo.

Uma questão comum é saber se é melhor tomar whey antes ou depois do treino. A resposta você confere a seguir, além de mais dicas para potencializar os benefícios do suplemento.

Por que o whey gera ganho muscular?

O whey protein é conhecido por ser uma fonte de proteína de alta qualidade, contendo aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada (BCAAs).

Esses nutrientes são fundamentais para a síntese proteica, o processo pelo qual os músculos se recuperam e crescem após o exercício físico.

Por que precisamos de proteína?

A proteína desempenha um papel decisivo na reparação e crescimento dos tecidos musculares, além de ser essencial para diversas funções fisiológicas do organismo.

Introduzir uma fonte de proteína de qualidade, como o whey, ajuda a garantir que nosso corpo receba os nutrientes necessários para manter a saúde e a vitalidade.

É melhor tomar whey antes ou depois do treino?

O momento pós-treino é considerado o melhor para o consumo de whey.

Neste período, os músculos estão mais receptivos à absorção de nutrientes, e a ingestão de whey protein promove uma rápida entrega de aminoácidos, acelerando a recuperação muscular e estimulando o crescimento.

Outros melhores horários para tomar whey

  • Antes do treino: Consumir whey antes do treino pode fornecer aminoácidos necessários para a energia durante o exercício, mas não substitui um pré-treino completo.
  • Café da manhã: Iniciar o dia com uma dose de whey pode ser benéfico, especialmente se você treina pela manhã, fornecendo proteína para o processo de recuperação ao longo do dia.

Por que não se deve consumir durante o treino?

Consumir whey durante o treino pode resultar em desconforto gástrico devido ao esforço físico em andamento.

Isso ocorre porque o corpo vai direcionar energia para a digestão do suplemento, competindo com o esforço físico do treino.

É preferível focar na hidratação durante o exercício e deixar a ingestão de whey para os momentos estratégicos de pré e pós-treino.

Qual quantidade de whey tomar por dia?

Multiplicar seu peso corporal (em kg) pela quantidade de proteína (em g) oferece uma estimativa da quantidade diária necessária.

Isso assegura um aporte adequado para a construção muscular, sem recorrer às reservas proteicas do corpo.

Estimativa da quantidade de proteína necessária por pessoa:

  • Sedentário: 0,8 g por kg de peso corporal
  • Atividade física moderada: 1,2 a 1,5 g por kg de peso corporal
  • Atleta ou treino intenso: 1,6 a 2,2 g por kg de peso corporal

Ao compreender a importância da proteína e os momentos estratégicos para tomar whey, você poderá maximizar os benefícios desse suplemento em seu regime de treinamento, contribuindo para alcançar seus objetivos de forma eficaz e saudável.

 

(Fonte: Atlhetica Nutrition)

 

Veja também: como funciona o descanso ativo?

Tags

Autor