DIABETES

Glicose alta: o que fazer? Saiba se diabéticos podem comer doces

Entenda a relação do consumo de doces com o controle da glicemia no caso de diabéticos

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 14/02/2024 às 7:36
X

A dieta desempenha um papel fundamental no controle da diabetes, uma condição metabólica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A relação entre o consumo de açúcares, gorduras e carboidratos e os níveis de glicose no sangue é de grande importância para os pacientes com diabetes, já que pode influenciar diretamente sua saúde e qualidade de vida.

Mas você sabe quais as estratégias alimentares específicas para pacientes com diabetes? A seguir, veja alternativas viáveis para aqueles que desejam satisfazer seus desejos por alimentos doces sem comprometer seu controle glicêmico.

Diabéticos podem consumir doces? Veja perguntas e respostas

Posso comer doces novamente?

Os doces são conhecidos por serem ricos em açúcar e calorias, o que pode levar ao aumento de peso e elevar os níveis de glicose no sangue.

Portanto, é recomendável reservar o consumo de doces para ocasiões especiais, como festas (desde que os níveis de glicose estejam bem controlados) e consumi-los no final de uma refeição, reduzindo assim a ingestão de carboidratos nessa refeição (por exemplo, arroz, batata, pão, etc.). Estas recomendações são válidas para a população em geral.

Posso incluir bolos na minha dieta?

Os bolos, em geral, são ricos em açúcar, gorduras e calorias, o que pode contribuir para o aumento de peso, elevação dos níveis de glicose e colesterol. Por isso, é aconselhável consumir bolos apenas em ocasiões especiais, como festas (desde que os níveis de glicose estejam bem controlados) e ingeri-los no final de uma refeição, reduzindo a quantidade de carboidratos ingeridos nessa refeição (por exemplo, arroz, batata, pão, etc.).

Se a porção do bolo for grande, considere dividir com um amigo ou membro da família ou solicitar uma porção menor. Estas recomendações também valem para a população em geral.

Como posso preparar doces sem açúcar?

É possível substituir o açúcar por adoçante, seguindo as equivalências indicadas na embalagem do adoçante. Nos bolos assados, é recomendável manter uma pequena quantidade de açúcar e substituir o restante por adoçante.

Outra opção é usar açúcar light, que é uma mistura de açúcar com adoçante (como sucralose), resultando em um bolo com 30% menos açúcar do que o habitual. Se optar pelo uso de aspartame na preparação de doces, é importante notar que ele perde seu poder adoçante quando exposto a altas temperaturas por um longo período. Nesses casos, adicione o aspartame após retirar o alimento do fogo.

Se o bolo não contém açúcar, posso comê-lo à vontade?

Não. Mesmo sem açúcar, o bolo ainda contém carboidratos provenientes da farinha, que devem ser contabilizados na refeição. Além disso, os bolos sem açúcar são ricos em gorduras e calorias, o que também pode elevar os níveis de glicose no sangue e contribuir para o aumento de peso se consumidos em excesso.

Fonte: Controlar a Diabetes

Tags

Autor