DIABETES

Tabela de glicemia por idade: saiba quando glicose está alta no sangue

Confira os valores da glicemia por idade

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 14/02/2024 às 7:19
X

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes (IDF), para a maioria das pessoas com diabetes, os valores ideais de glicemia são os seguintes:

- Em jejum (glicemia plasmática em jejum): menos de 115 mg/dL
- 2 horas após as refeições (glicemia plasmática pós-prandial): menos de 160 mg/dL

Não se deve ter valores inferiores a 70 mg/dL em nenhum momento do dia. Quando os valores estão abaixo de 70 mg/dL, trata-se de hipoglicemia ou "baixa de açúcar", uma situação perigosa que deve ser evitada.

No entanto, os valores ideais de glicemia devem ser sempre determinados individualmente e em conjunto com o seu médico. Converse com o seu médico sobre o intervalo de valores de referência da glicemia mais adequado para você.

Valores elevados de glicemia

Quando os níveis de glicemia estão altos (hiperglicemia), você pode sentir alguns desses sintomas: boca seca, sede, micção frequente, fadiga e visão turva. Se experimentar qualquer um desses sintomas, verifique imediatamente seus níveis de glicemia.

O aumento descontrolado dos níveis de glicemia pode ser causado por excesso de alimentação, redução da atividade física, mal-estar, estresse ou necessidade de ajuste na medicação para diabetes.

Valores baixos de glicemia

Os valores baixos de glicemia são geralmente causados por comer menos ou mais tarde do que o habitual, estar mais ativo do que o normal ou tomar medicação inadequada. Consulte sempre o seu médico quando tiver episódios de baixa de glicemia. Também é crucial reconhecer os sintomas de hipoglicemia e saber como tratá-la eficazmente.

Quando a glicemia está baixa, você pode sentir tremores, fraqueza, suores frios, fome súbita, palpitações, fadiga ou irritabilidade. É importante notar que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com a gravidade da hipoglicemia.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os casos de Diabetes vêm crescendo ano a ano - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os sintomas podem começar de forma leve, mas podem piorar rapidamente se não forem tratados. Diante desses sintomas e, se possível, verifique imediatamente seus níveis de glicemia. Se não for possível verificar os seus níveis de glicemia e houver dúvidas, trate sempre como se fosse uma hipoglicemia.

Se os sintomas persistirem ou piorarem, repita o tratamento conforme necessário até que os sintomas desapareçam ou a glicemia normalize (superior a 70 mg/dL). Após isso, consuma carboidratos de absorção lenta, como pão ou bolachas.

É importante que sua família, amigos e colegas saibam que, como pessoa com diabetes, você está em risco de ter episódios de hipoglicemia.

Como ajudar a evitar variações bruscas de glicemia

- Mantenha sua rotina e horários regulares de refeições e exercícios físicos, e não se esqueça de tomar sua medicação.
- Verifique seus níveis de glicemia conforme orientado e compartilhe os registros com seu médico.
- Estabeleça metas com seu médico para peso, atividade física, níveis de glicemia e HbA1C.
- Use um dispositivo que informe outras pessoas sobre sua condição de diabetes em caso de emergência, como uma pulseira de identificação.
- Tenha sempre consigo carboidratos (como balas ou pacotes de açúcar) para tratar hipoglicemias a qualquer momento.
- Consulte seu médico se sentir frequentemente níveis altos ou baixos de glicemia. Pode ser necessário revisar e fazer ajustes na sua dieta, atividade física ou medicação para diabetes.

Fonte: Controlar a Diabetes

Tags

Autor