Diabético pode comer fruta? Veja recomendação de nutricionista
Saiba quais são as recomendações nutricionais sobre consumo de frutas por diabéticos
Um indivíduo diabético enfrenta desafios relacionados à produção ou absorção de insulina. Essa condição naturalmente requer uma revisão dos hábitos e estilos de vida, o que pode gerar dúvidas, como a restrição do consumo de frutas.
Antes disso, é preciso entender quais os tipos de diabetes. A seguir, veja as recomendações nutricionais sobre o consumo de frutas.
Tipos de diabetes
Pré-diabetes
Este estágio indica que uma pessoa está em risco de desenvolver a doença, mas também pode ser revertido principalmente por meio de uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
Tipo 1
As pessoas diagnosticadas com este tipo de diabetes recebem o diagnóstico na infância ou adolescência e dependem de injeções diárias de insulina para controlar a glicose no sangue. Exercício físico, alimentação balanceada, insulina e medicamentos compõem o tratamento desse tipo.
Diabetes Mellitus tipo 2
Afeta pessoas com mais de 40 anos e também pode se desenvolver em jovens com maus hábitos, sendo caracterizado pela resistência à insulina. Além disso, outros medicamentos podem ajudar a controlar a glicose no sangue.
Gestacional
É um distúrbio que ocorre durante a gravidez. Esse problema pode persistir ou não após o parto e está relacionado à produção de vários hormônios pela placenta, que interferem na atividade da insulina.
Muitos especialistas apontam que mulheres com diabetes gestacional têm um risco aumentado de desenvolver o tipo 2 mais tarde. Isso também pode afetar os filhos.
É verdade que diabéticos não podem comer frutas?
É um mito: nenhum diabético está proibido de consumir frutas. "Não há impedimento para consumo de frutas para diabéticos e isso felizmente é um mito. O diabético precisa reduzir açúcares principalmente de adição, produtos industrializados e farinhas brancas em geral", afirmou para o Sport Life a nutricionista Beatriz Finizola.
Dessa forma, a observação de Beatriz indica que o excesso de consumo de carboidratos pode ser prejudicial para esse grupo de pessoas, portanto, a sugestão é equilibrar as quantidades e distribuí-las ao longo do dia.
Outra recomendação é aumentar a ingestão de proteínas e fibras, uma escolha que simplesmente influencia na melhor digestão desses carboidratos e no controle dos picos glicêmicos.
"As frutas em geral possuem quantidades menores de carboidratos, que é a baixa carga glicêmica, e podem ser boas aliadas ao contrário do que muitas pessoas pensam", acrescentou a nutricionista.
Qual é o impacto da frutose para o diabético? "As frutas em geral possuem quantidades pequenas de frutose. A frutose prejudicial é a proveniente apenas de produtos industrializados, que contém, por exemplo, xarope de frutose", concluiu Beatriz Finizola.
*Com informações de SportLife
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”