Com movimento maior em dezembro, Polícia Militar lança operação nos centros comerciais de Pernambuco
Até cães farejadores serão usados no reforço policial para evitar assaltos aos clientes, com especial atenção ao Centro do Recife
Com o aumento da circulação de pessoas à procura dos tradicionais presentes de final de ano, a Polícia Militar de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (02), a Operação Papai Noel. O objetivo é reforçar a segurança dos principais centros comerciantes do Estado para diminuir os roubos e furtos tão comuns nesse período de maior movimentação.
Este ano, segundo a corporação, haverá mais de 6.400 lançamentos de policiais militares em todo o Estado, sendo 2.420 deles destinados exclusivamente à área central do Recife - que é a mais procurada para as compras de fim de ano em Pernambuco. Até cães farejadores serão usados para ajudar na segurança.
Os bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista, que concentram o maior número de estabelecimentos comerciais, são da competência do 16º Batalhão, mas vão contar também com apoio de unidades especializadas, como a Cavalaria, CIPCães e CIPMoto.
"O reforço será em horário integral. As equipes vão chegar um pouco antes da abertura do comércio e seguirão até depois do fechamento", declarou o coronel Fred Jorge Saraiva, diretor adjunto da Diretoria de Planejamento Operacional da PM.
"Além do Centro do Recife, cidades como Olinda, Paulista e Jaboatão, que tem comércio forte, também receberão o reforço. No interior, também serão contemplados Caruaru, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, entre outros. Importante dizer que já temos operações ao longo do ano, mas essa vai complementar", completou o porta-voz.
O reforço de policiamento, que seguirá até a véspera do Natal (dia 24 de dezembro), contará ainda com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que doou 12 bicicletas para o patrulhamento de ruas mais estreitas e problemáticas para a circulação de viaturas.
A Prefeitura do Recife também dará apoio, destinando uma parte do efetivo da Guarda Municipal para dar apoio com rondas ostensivas.
Ainda com o intuito de apoiar a polícia na segurança do Centro, alguns lojistas estão participando de um grupo em um aplicativo de mensagens, onde compartilham registros e informações de ocorrências flagradas ou que tomam conhecimento.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA AOS CLIENTES
A Polícia Militar também deu algumas orientações básicas de segurança para que os clientes evitem furtos e roubos de bolsas e celulares, por exemplo.
"É muito importante que as pessoas também façam a sua parte para evitar a violência. As mulheres e pessoas de mais idade são as principais vítimas. Então, é preciso ter cuidado com a bolsa, deixando ela sempre próxima ao corpo e ter sempre atenção", disse o coronel Fred Jorge Saraiva.
"Outra dica é procurar deixar o celular sempre no bolso da frente. A gente percebe que muitos jovens ainda colocam no bolso de trás e isso acaba facilitando a ação de criminosos. Também é preciso evitar ruas sem movimento", afirmou o coronel.