TIKTOK

Policial é punida por fazer vídeos em delegacia e publicá-los em redes sociais

A agente da Polícia Civil tem mais de 291 mil seguidores no TikTok, além de mais de 1 milhão de curtidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/12/2022 às 14:56 | Atualizado em 07/12/2022 às 17:00
Notícia
X

Uma agente da Polícia Civil de Pernambuco foi punida com 14 dias de suspensão por fazer vídeos na delegacia, em horário do expediente, usando distintivo e até armas de fogo. Ruana Pedrosa Andrade mantém uma conta no aplicativo TikTok e tem mais de 291 mil seguidores, além de mais de 1 milhão de curtidas. 

A punição, determinada pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire, foi publicada nessa terça-feira (06). Coube à Corregedoria da SDS a investigação. 

"Restaram comprovadas nos autos provas capazes de apontar transgressão disciplinar, em especial de divulgar, através de qualquer veículo de comunicação, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhe a divulgação ou facilitar de qualquer modo, o seu conhecimento a pessoas não autorizadas a tal, negligenciar os deveres zelar pela dignidade da função policial, ter conduta pública irrepreensível, ser discreta no exercício da função e ser leal às instituições constitucionais, e, também, haver dado conhecimento ao público, por meio digitais de informações sobre investigações e serviços de interesse policial, sem expressa autorização da autoridade competente", descreve a portaria.

A punição foi convertida em multa de 50% por dia de vencimento ou remuneração, obrigando a servidora a permanecer no serviço.

No Instagram, Ruana tem mais de 11 mil seguidores e também posta vídeos com a sua rotina de vida. 

CRÍTICAS À PUNIÇÃO DA POLICIAL

A policial civil não se pronunciou sobre a punição. Mas o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) fez críticas à decisão da Secretaria de Defesa Social. 

Para o presidente da entidade, Rafael Cavalcanti, a punição é  "extremamente exagerada e mostra uma característica persecutória, que permeou a Corregedoria ao longo desses oito anos do Governo Paulo Câmara".

REPRODUÇÃO TIKTOK
Policial tem milhares de seguidores no TikTok - REPRODUÇÃO TIKTOK

"É uma excrescência a punição. A gente entende que há restrições por uma necessidade de preservação da Instituição, mas no caso de Ruana não houve nenhum uso das insígnias ou superexposição da Polícia Civil de uma forma degradante ou que venha depreciar a imagem da Corporação. A nosso ver é mais um ato ditatorial da Corregedoria em relação ao Servidor, mais uma vez de uma forma extremamente injusta e desnecessária”, apontou Cavalcanti.

“Ruana é uma servidora exemplar, com muitos elogios na ficha dela e com um trabalho investigativo reconhecido pela própria Instituição. O sindicato continuará prestando toda assistência Jurídica até as últimas instâncias inclusive, podendo judicializar a questão para defender a servidora”, disse o presidente do Sinpol-PE. 

Tags

Autor