ALERTA

GABRIEL E BRUNA: caso que teve intervenção de Tadeu no BBB 23 é alerta para violência em relacionamentos

Primeiro sinal de violência deve ser denunciado à polícia

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 23/01/2023 às 13:53 | Atualizado em 23/01/2023 às 14:44
Notícia
X

Uma semana após o início do reality show Big Brother Brasil 23 (BBB 23), da TV Globo, uma importante discussão sobre relacionamento abusivo foi iniciada a partir do exemplo do casal Bruna Griphao e Gabriel.

Na noite desse domingo (22), durante o programa ao vivo, o apresentador Tadeu Schmidt fez um alerta sobre as atitudes de Gabriel com Bruna.

"Deixa eu falar umas frases que reuni nas últimas horas. Cara de Sapato falando de Gabriel e Bruna: 'Vocês são um casal chato'. Tina, falando sobre o mesmo casal: 'Vocês são tóxicos'. Fora algumas caras incomodadas diante de certas cenas de Gabriel e Bruna."

E Tadeu questionou: "Estão percebendo que tem alguma coisa errada? Eu tô aqui pra fazer um alerta antes que seja tarde".

Ainda no BBB 23, em outro momento, Gabriel disse a Bruna que "daria uma cotovelada" nela. Isso em tom de "brincadeira".

VEJA O QUE TADEU FALOU SOBRE GABRIEL E BRUNA

Esse texto não tem a intenção de julgar as atitudes dos participantes de um programa tão intenso como o BBB. Mas é preciso fazer um alerta para os sinais que podem ser observados em relacionamentos abusivos.

Até porque uma discussão pode resultar em ameaça ou até agressão. E a denúncia, nesses casos, precisa ser feita à polícia. 

Em Pernambuco, há 14 delegacias especializadas no antedimento à mulher. Mas qualquer delegacia pode receber a vítima.

Para denúncias e orientações sobre a rede de acolhimento, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.

Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PERNAMBUCO

No ano de 2022, a polícia somou 43.553 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Somente na capital, o número de denúncias chegou a 9.238.

Já no ano de 2021, foram registradas 41.203 mulheres procuraram a polícia para registrar as queixas no Estado. No Recife, foram 9.448.

Isso significa que houve 5,7% de aumento nas denúncias de violência doméstica em 2022.

Tags

Autor