Levantamento do Instituto Fogo Cruzado, referente ao último mês de abril, traz um alerta para a violência em bares localizados nas periferias dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Dezoito pessoas foram baleadas nesses estabelecimentos. Desse total, dez morreram. Já entre os feridos, havia uma criança de 7 anos.
Na comparação com abril do ano passado, as estatísticas do instituto apontam que apenas uma pessoa foi morta a tiros dentro de um bar na RMR.
Os números divulgados reforçam a necessidade de a Polícia Militar voltar a realizar operações, principalmente nos fins de semana, em bares para diminuir a violência.
“A violência armada afeta a vida de todas as pessoas. Coloca todo mundo em risco já que tiros desconhecem fronteiras. É muito grave que pessoas sejam baleadas dentro de espaços de lazer ou locais comerciais onde, na teoria, não deveriam se preocupar com esse tipo de ameaça”, pontuou Ana Maria Franca, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco.
O registro de tiroteio que resultou em uma criança de 7 anos ferida aconteceu em um bar na Rua Ametista, no centro comercial do Vale das Pedreiras, em Camaragibe, em 1º de abril. Segundo as investigações, os criminosos já chegaram atirando. Um homem de 31 anos morreu no local. Outro homem e mais duas mulheres também se feriram.
VIOLÊNCIA ARMADA NO GRANDE RECIFE EM ABRIL
Durante o mês de abril, houve 160 tiroteios/disparos de arma de fogo na RMR, segundo o Instituto Fogo Cruzado. O número representa estabilidade - caiu apenas 1% - em comparação com o mesmo período de 2022, que concentrou 162 tiroteios.
No total, 184 pessoas foram baleadas: 136 morreram e 48 ficaram feridas. O número de mortos indica um aumento de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 133 vítimas vieram a óbito.
Entre os 136 mortos por arma de fogo em abril, 125 eram homens e 11 eram mulheres. Entre os 47 feridos, 41 eram homens e seis eram mulheres.
O balanço da violência em Pernambuco em abril está previsto para ser divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nesta sexta-feira (5).
Enquanto os números de homicídios seguem altos, a expectativa é pelo anúncio do programa Juntos pela Segurança, que vai substituir o Pacto pela Vida. A governadora Raquel Lyra, em pronunciamentos, havia prometido lançar ainda em abril o novo programa de segurança pública, mas isso não aconteceu.
É preciso pressa, principalmente para que concursos das polícias Militar e Civil sejam realizados, visto que o déficit de profissionais é alto e isso prejudica o trabalho de combate à violência.
MUNICÍPIOS DO GRANDE RECIFE COM MAIS TIROTEIOS EM ABRIL
Recife: 56 tiroteios, 46 mortos e 16 feridos
Jaboatão dos Guararapes: 39 tiroteios, 36 mortos e 9 feridos
Olinda: 18 tiroteios, 12 mortos e 5 feridos
Camaragibe: 9 tiroteios, 7 mortos e 7 feridos
Paulista: 8 tiroteios, 7 mortos e 2 feridos
BAIRROS DO GRANDE RECIFE COM MAIS TIROTEIOS EM ABRIL
Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes): 7 tiroteios e 8 mortos
Muribeca (Jaboatão dos Guararapes): 6 tiroteios e 6 mortos
Cordeiro (Recife): 5 tiroteios, 3 mortos e 4 feridos
Águas Compridas (Olinda): 4 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos