FRAUDE EM LICITAÇÃO

MPPE apura suposta fraude em licitações para compra de merenda das escolas de Olinda

Secretaria de Educação de Olinda terá 15 dias para apresentar todos os documentos relativos às licitações

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 11/05/2023 às 11:26 | Atualizado em 11/05/2023 às 13:59
Wikicommons
Denúncias de irregularidades na merenda escolar foram encaminhadas ao MPPE - FOTO: Wikicommons

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começou a investigar denúncias de fraudes em licitações para a compra de merenda escolar da rede municipal de Olinda, no Grande Recife.

As denúncias apontam para irregularidades no fornecimento da merenda escolar e também em relação à má qualidade das comidas entregues às escolas que compõem a rede municipal. 

A promotora de Justiça Ana Maria Sampaio Barros de Carvalho decidiu instaurar inquérito civil para apurar o caso. A decisão foi publicada no Diário Oficial do MPPE desta quinta-feira (11).

Na portaria, a promotora destacou que se as denúncias forem verdadeiras, as irregularidades podem configurar dano ao erário (dinheiro público), enriquecimento ilícito e ofensa aos princípios da administração pública. 

A promotora determinou que a Secretaria de Educação de Olinda forneça, em até 15 dias, toda a documentação relativa aos procedimentos licitatórios, contratos administrativos, liquidação e pagamento relativos ao fornecimento de merenda escolar para a rede municipal de ensino. 

A coluna Segurança entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Olinda e solicitou posicionamento sobre o caso. 

Em nota, a Secretaria de Educação de Olinda informou que não foi notificada sobre os fatos citados.

"O contrato para fornecimento de merenda foi elaborado seguindo toda legislação vigente e segue em execução", disse o texto. 

"Inclusive, o Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar (DPAE) realizou, no final do mês de abril, uma ação para avaliar o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos alunos, baseada no manual para aplicação dos Testes de Aceitabilidade do Ministério da Educação – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 2ª Edição – Revisada e Atualizada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – 2017", continuou. 

"A Secretaria de Educação está à disposição para fornecer as informações necessárias", completou a nota. 


Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias