INVESTIGAÇÃO

FEMINICÍDIO? Investigação de morte de personal trainer tem reviravolta

Myrella da Conceição Barbosa morreu após ficar 5 dias internada com lesões pelo corpo. Parentes e amigos acreditam em feminicídio

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 13/06/2023 às 11:05 | Atualizado em 13/06/2023 às 11:22
reprodução/redes sociais
Myrella era formada em educação física e trabalhava em uma academia particular em Chã de Alegria - FOTO: reprodução/redes sociais

A versão de que a morte da personal trainer Myrella da Conceição Barbosa, de 25 anos, foi consequência de ferimentos após uma queda de moto em Chã de Alegria, na Mata Norte de Pernambuco, está prestes a ser descartada pela polícia. Além da falta de provas para comprovar a tese apresentada pela ex-sogra, depoimentos indicam que a jovem pode ter sido vítima de feminicídio - como acreditam os familiares e amigos.

Nessa segunda-feira (12), a ex-sogra da Myrella, responsável por levá-la ferida para a Unidade Mista de Chã de Alegria, no dia 4, prestou depoimento. Ela manteve a versão de que a personal caiu de uma moto e, por isso, apresentava lesões pelo corpo. O veículo era pilotado pelo ex-namorado de Myrella, que não aceitava o fim do relacionamento e, no dia anterior, havia tido uma crise de ciúmes e retirado a jovem de um bar na frente das amigas dela. 

Mas, em entrevista à TV Guararapes, também nessa segunda-feira, o médico que fez o atendimento de Myrella na Unidade Mista afirmou que as lesões no corpo da jovem não indicavam que se tratava de um acidente. Ele disse que a personal tinha hematomas pelo pescoço, se queixava de dores e apresentava sinais de hemorragia interna.

A mãe da jovem também teria aparecido no corredor do hospital e dito que a filha havia sido espancada pelo ex-namorado. Myrella foi questionada pelo médico, mas não confirmou. 

Myrella acabou sendo transferida para o Hospital da Restauração, no Recife, onde faleceu cinco dias depois. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) vai ser fundamental para esclarecer a origem dos hematomas no corpo da jovem. O resultado deve sair nos próximos dias. 

"Peguei a cópia da entrevista e pedi para transcrever o relato dele. Estamos aos poucos avançando nas investigações e colhendo os depoimentos", disse o delegado Guilherme Mesquita, responsável pelo inquérito.

O QUE DIZEM AMIGOS E FAMILIARES DE MYRELLA

O corpo de Myrella foi enterrado, no último domingo (11), no cemitério da cidade de Chã de Alegria, Mata Norte de Pernambuco, onde ela morava. A mãe da jovem fez um desabafo e pediu justiça.

"Meu pedido é por justiça. Que mostre a verdade, se foi ele (ex-namorado), se não foi. Não desejo mal a ele, de jeito nenhum. Jesus disse que não é pra fazer isso. Só quero que a justiça seja feita", afirmou Maria da Conceição. 

Amigos e familiares da personal contaram que o ex-namorado não aceitava o fim do relacionamento, que sempre foi marcado por ameaças e agressões. 

Testemunhas relataram que, na noite do dia 4, o rapaz teria ido até o bar onde Myrella estava bebendo com as amigas. Lá, teria obrigado a jovem a ir embora com ele. Já em casa, o suspeito teria amarrado e agredido a personal com chutes e pontapés. No dia seguinte, as agressões teriam continuado. Só depois, houve o socorro à unidade de saúde. 

O JC não conseguiu contato com o ex-namorado da personal, mas o espaço segue aberto caso ele queira se pronunciar. 

COMO PEDIR AJUDA EM PERNAMBUCO?

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 24 casos de feminicídio foram registrados nos primeiros cinco meses do ano. Entre janeiro e maio de 2022, foram 34.

Para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.

Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.

Veja lista das unidades abertas 24h:

- Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro
Tel. (81) 3184.3352

- Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres
Tel. (81) 3184-3445

- Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro
Tel. (87) 3866-6625

- Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário
(81) 3719-9106

- Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro
(81) 3184-7072

- Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias