A Polícia Civil prendeu o ex-namorado da personal trainer Myrella da Conceição Barbosa, de 25 anos. Ele é suspeito do feminicídio da jovem, que passou cinco dias internada no Hospital da Restauração, no Recife, após supostamente sofrer uma queda de moto. A versão, informada pela ex-sogra da vítima, está prestes a ser descartada na investigação.
Para a polícia, as lesões encontradas pelo corpo de Myrella foram provocadas por espancamento, como familiares e amigos da vítima já tinham indicado.
O auxiliar de serviços gerais José Rufino de Barros Neto, 23 anos, foi preso, na tarde dessa segunda-feira (19), na cidade de Vitória de Santo Antão, em cumprimento de um mandado de prisão temporária - enquanto as investigações não são concluídas.
De acordo com o delegado Guilherme Mesquita, responsável pela investigação, o suspeito negou as agressões e voltou a dizer que a personal sofreu uma queda de moto em Chã de Alegria, na Mata Norte de Pernambuco, onde eles moravam.
"Ele disse que estava subindo uma ladeira íngreme e não estava acostumado com a moto que tinha comprado recentemente. Depois da suposta queda, ele contou que socorreu a personal e levou para a casa dele. Ele confessou também que tinha bebido e que ela estaria muito embriagada", afirmou o delegado.
"O laudo do IML em relação à causa da morte deu inconclusivo. Mas estamos analisando outros dados para confirmar se as lesões foram provocadas por ele ou pela queda da moto. Um ou outro resultado, vai implicar a responsabilidade dele. Até porque ele não tem habilitação e estava dirigindo embriagado. Ele assumiu o risco desse resultado, que causou a morte da personal", completou o delegado.
Mesquita destacou ainda que chamou a atenção da polícia o estado da casa do suspeito. "Ele disse que quebrou o forro do quarto e cortou com estilete as cadeiras porque, após a morte dela, ele teria recebido a informação de que havia sido traído."
A moto, supostamente envolvida no acidente, ainda não foi entregue à polícia para passar por perícia. Mais depoimentos também serão colhidos até a conclusão do inquérito.
O suspeito passou por audiência de custódia, nesta terça-feira (20), e foi encaminhado para o Presídio de Vitória de Santo Antão.
ENTENDA O CASO
Na noite do dia 3 de junho, segundo amigos, Myrella estava em um bar bebendo com amigas quando o ex-namorado chegou e a obrigou a ir embora com ele. Logo depois, teria sofrido as agressões. Testemunhas contaram à polícia que o rapaz não aceitava o fim do relacionamento e que fazia constantes ameaças à jovem.
No dia seguinte, Myrella foi levada pela ex-sogra para a Unidade Mista de Chã de Alegria. Bastante ferida, ela foi questionada pelos médicos e disse que as lesões foram provocadas pela queda da moto. Os profissionais de saúde não ficaram convencidos da versão, visto que a personal tinha hematomas pelo pescoço, se queixava de dores e apresentava sinais de hemorragia interna - mais característicos de agressões físicas.
Em estado grave, ela acabou sendo transferida para o Hospital da Restauração, onde faleceu.
O corpo de Myrella foi enterrado no dia 11, no cemitério da cidade de Chã de Alegria. A mãe da jovem fez um desabafo e pediu justiça.
"Meu pedido é por justiça. Que mostre a verdade, se foi ele (ex-namorado), se não foi. Não desejo mal a ele, de jeito nenhum. Jesus disse que não é pra fazer isso. Só quero que a justiça seja feita", afirmou Maria da Conceição, na ocasião.
Myrella era formada em educação física e trabalhava em uma academia particular.
O JC não conseguiu contato com a defesa do ex-namorado da personal.
COMO PEDIR AJUDA EM PERNAMBUCO?
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 24 casos de feminicídio foram registrados nos primeiros cinco meses do ano. Entre janeiro e maio de 2022, foram 34.
Para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.
Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.
Veja lista das delegacias da Mulher abertas 24h:
- Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro
Tel. (81) 3184.3352
- Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres
Tel. (81) 3184-3445
- Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro
Tel. (87) 3866-6625
- Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário
Tel. (81) 3719-9106
- Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro
Tel. (81) 3184-7072
- Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada