RECONHECIMENTO

Reportagem do JC é finalista de prêmio nacional de jornalismo

Matéria do repórter Raphael Guerra revelou que menos de 1% dos boletins de ocorrência registrados pela internet em Pernambuco, em 2022, foram investigados pela polícia

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 27/10/2023 às 9:28 | Atualizado em 27/10/2023 às 9:35
Notícia
X

O Jornal do Commercio é finalista de um prêmio nacional de jornalismo que destaca as melhores reportagens que abordam temas como transparência e Lei de Acesso à Informação (LAI).

A matéria "Menos de 1% dos boletins de ocorrência pela internet são investigados pela polícia em Pernambuco", do repórter e titular da coluna Segurança, Raphael Guerra, disputa o 5º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca com os principais veículos do País, como Estadão, Piauí e The Intercept Brasil. 

A reportagem do JC, publicada em 5 de julho deste ano, revelou que 96.150 boletins de ocorrência em Pernambuco foram registrados pela internet no ano de 2022. Mas só 363 (0,37%) resultaram em inquéritos policiais. E, deste total, apenas 183 investigações foram concluídas e remetidas à Justiça.

Os dados, extraídos da Unidade de Estatística Criminal da Polícia Civil, foram obtidos por meio da LAI.

Criado em 2019, o Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca tem como finalidade "identificar, catalogar, reconhecer e certificar jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o País cujo trabalho esteja indubitavelmente atrelado à promoção da cultura da transparência e do direito de acesso às informações de interesse público".

O resultado da premiação deste ano será divulgado no dia 13 de novembro.

PRÊMIO CRISTINA TAVARES DE JORNALISMO

Neste ano, Raphael Guerra também foi vencedor do 27º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, o principal e mais disputado de Pernambuco. 

A série "20 anos do Caso Serrambi" venceu na categoria internet. As reportagens reconstruíram o caso das adolescentes Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão, que foram assassinadas após desaparecerem em um feriadão na praia de Serrambi, no Litoral Sul de Pernambuco. O crime, que até hoje tem enorme repercussão no País, ficou impune. 

O webdocumentário produzido pelo JC e que compõe a série sobre os 20 anos do Caso Serrambi já teve mais de 243 mil acessos nos canais do JC Play e TV Jornal, no YouTube

 

Tags

Autor