INQUÉRITOS

SDS amplia para 60 o número de crimes que podem ser registrados pela internet em Pernambuco; VEJA LISTA

Secretário de Defesa Social acredita que houve subnotificação desde abril, quando roubos não puderam mais ser registrados online. Serviço retornará a partir desta quarta-feira (1º)

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 31/10/2023 às 17:08 | Atualizado em 31/10/2023 às 17:48
X

O número de crimes que podem ser registrados pela internet, em Pernambuco, foi ampliado de 40 para 60. A partir desta quarta-feira (1º), quem for vítima de roubo terá de volta o direito de fazer a queixa de forma virtual. O serviço havia sido interrompido, sem aviso prévio, em abril. Além disso, crimes como perturbação de sossego e assédio sexual também poderão ser denunciados online. (Veja lista completa abaixo)

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o roubo foi retirado das opções de crimes que podiam ser registrados na internet porque muitas queixas vinham com informações insuficientes e não era possível o inquérito ser instaurado para dar seguimento às investigações. Mas, segundo ele, desde abril houve uma queda de 25 a 30% dos registros, o que indica uma subnotificação. 

"As vítimas não queriam se dirigir até uma delegacia. Fizemos as alterações necessárias para que campos obrigatórios sejam preenchidos, as perguntas foram colocadas de forma mais clara para o cidadão e agora estamos liberando novamente esse registro virtual. A partir de novembro, com a retomada, vamos saber, de fato, se os crimes de roubo estão caindo ou crescendo no Estado", afirmou Carvalho.

Para registrar a queixa, basta acessar o link servicos.sds.pe.gov.br/delegacia, preencher os dados solicitados, selecionar o tipo de denúncia e relatar o fato. Após a realização do registro, a vítima deve aguardar a validação da queixa, para que se transforme em um boletim de ocorrência. Assim que entra no sistema, a Polícia Civil avalia o relato.

Caso seja aceito, a pessoa receberá uma notificação de confirmação, em até duas horas, via e-mail, incluindo o número do boletim de ocorrência. Caso não seja aceito, o policial que analisou o registro justificará quais informações faltaram. O cidadão terá direito a fazer um novo boletim de ocorrência. E pode também procurar a delegacia mais próxima para isso. 

Após a validação, o boletim virtual será encaminhado para a delegacia responsável. O secretário afirmou que, posteriormente, a vítima poderá procurar a unidade policial mais próxima e solicitar informações de qual delegacia que está investigando a sua queixa (esse comunicado não chegará via e-mail). 

CERCA DE 45% DAS QUEIXAS VIRTUAIS ERAM DESCARTADAS

De acordo com o delegado Ícaro Schneider, responsável pela Delegacia Interativa, cerca de 45% dos boletins de ocorrência registrados pela internet eram descartados por erros do cidadão ou falta de informações suficientes para instauração do inquérito. 

Nos últimos dois meses, com ajustes realizados, essa média caiu para 30%. O número, ainda assim, muito alto.

NOVOS CRIMES REGISTRADOS PELA DELEGACIA VIRTUAL

- APROPRIAÇÃO DE BENS/RENDIMENTOS DE PESSOA IDOSA

- ASSÉDIO SEXUAL

- COAÇÃO DE IDOSO A DOAR, CONTRATAR, TESTAR, OUTORGAR PROCURAÇÃO

- CONSTRANGIMENTO ILEGAL POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA/FAMILIAR

- CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E RESPEITO AOS MORTOS

- DEIXAR DE ENTREGAR NOTA FISCAL

- DISCRIMINAÇÃO DE PESSOA IDOSA

- INDUZIMENTO DE IDOSO SEM DISCERNIMENTO A OUTORGAR PROCURAÇÃO

- OMISSÃO DE ASSISTÊNCIA À PESSOA IDOSA

- PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO/TRANQUILIDADE PÚBLICA

- PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA/FAMILIAR

- RETENÇÃO DE DOCUMENTO DE PESSOA IDOSA

- ROUBO

- ROUBO A MOTONETA/CICLOMOTOR ATÉ 50cc

- ROUBO A OUTROS TRANSPORTES COLETIVOS

- ROUBO A TRANSEUNTE

- ROUBO COM RESTRIÇÃO DA LIBERDADE DA VÍTIMA

- ROUBO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL OU DE SERVIÇOS

- ROUBO EM RESIDÊNCIA

- ROUBO (SAÍDA DE BANCO/INSTITUIÇÃO FINANCEIRA)

Tags

Autor