VIOLÊNCIA

Assassinato na praia do Pina, no Recife, expõe falta de policiamento

Com praia lotada, em pleno feriado, homem foi morto com vários tiros a poucos metros de um posto da Polícia Militar de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 03/11/2023 às 10:43 | Atualizado em 03/11/2023 às 13:44
Notícia
X

O assassinato de um homem na praia do Pina, Zona Sul do Recife, em pleno feriado do Dia de Finados, expõe, mais uma vez, a falta de policiamento em locais de grande movimentação. Além de o crime não ter sido evitado, os assassinos conseguiram fugir tranquilamente de bicicleta. 

O homicídio aconteceu na tarde dessa quinta-feira (2), por trás da sede da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. A vítima, identificada como Marcelo Ferreira da Silva Júnior, de 22 anos, estava sentada em uma mesa quando dois criminosos armados se aproximaram e atiraram.

Houve correria e pânico entre banhistas e turistas que estavam no local. 

"Só ouvi os tiros. Minha menina correu para debaixo da mesa e eu também me escondi. Todo mundo chorando", contou uma banhista que preferiu não se identificar. 

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife, mas não resistiu aos ferimentos. 

"Segundo donos de bares, ele é envolvido com vários assaltos na comunidade. Infelizmente, foram cobrar dele hoje (quinta-feira) da forma mais cruel possível", declarou o sargento da PM Estevão Sena, à TV Jornal

De acordo com a Polícia Civil, no bolso do rapaz foram encontrados um saco contendo drogas, um celular e uma pulseira de prata.

"Foi instaurado inquérito policial para apurar o caso, identificar a autoria e a motivação do crime. As diligências seguem até o esclarecimento do caso", informou a corporação, por meio de nota oficial. 

O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR?

A Polícia Militar foi questionada se há reforço nas praias em dias de maior movimentação, como feriados e domingos. 

Por meio de nota, a PM disse que o policiamento ele é feito "através de guarnições a quatro rodas e motocicletas que executam as rondas e abordagens com o reforço de policiais militares na modalidade a pé e do Grupo de Apoio Tático Itinerante".

A corporação declarou ainda que o local tem recebido o reforço" de ações de unidades especializadas, as quais, cooperam com as guarnições ordinárias, visando coibir a prática de delitos na região. O comandante reforçará as rondas".

CRIME NA ORLA DE OLINDA

Em 22 de outubro, em plena manhã de domingo, outro crime semelhante foi registrado. Um produtor de brega funk foi assassinado a tiros na orla de Bairro Novo, em Olinda, no Grande Recife. 

A vítima foi identificada como José Otávio de Queiroga Maciel Júnior, conhecido como Mano Queiroga, de 43 anos. De acordo com testemunhas, ele estava saindo da praia, por volta das 11h, quando o assassino desceu de um carro e efetuou os tiros.

O crime segue sob investigação. 

MORTES EM PERNAMBUCO CRESCERAM MAIS DE 43% 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram mortas em setembro deste ano. No mesmo período de 2022, foram somados 222 ocorrências. Isso significa que houve um aumento de 43,68%.

O número de mortes violentas registrado em setembro é o pior do ano em Pernambuco até agora. Além disso, a quantidade de vítimas é a maior, em um único mês, desde março de 2022 - quando 344 pessoas foram mortas.

O balanço dos crimes no mês de outubro será divulgado na próxima semana. 

No acumulado deste ano, 2.720 mortes já foram contabilizadas pela polícia. No mesmo período de 2022, foram 2.544. O crescimento é de 6,9%.

Quando se fala em mortes violentas, como elas atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.

Tags

Autor