Motorista é esfaqueado ao reagir a assalto em ônibus no Recife
Abordagem criminosa aconteceu na manhã desta quinta-feira (16) no Centro do Recife
A violência no transporte público fez mais uma vítima. Na manhã desta quinta-feira (16), um motorista foi esfaqueado ao reagir a um assalto no Centro do Recife.
A abordagem criminosa contra o ônibus que fazia a linha Vasco da Gama/Cruz Cabugá aconteceu por volta das 5h30. Havia uma média de 20 a 30 passageiros.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, que denunciou o caso nas redes sociais, o motorista estava apenas com o valor de três passagens inteiras e mais R$ 30, usado para passar troco.
Dois criminosos invadiram o ônibus armados com facas. Eles recolheram dinheiro e celulares dos passageiros. O condutor do coletivo entrou em luta corporal com os assaltantes e acabou esfaqueado em uma das mãos.
Enquanto os criminosos fugiram, o motorista foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde, onde precisou receber oito pontos na mão atingida.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Central de Plantões da Capital. O nome e idade do condutor serão preservados.
O presidente do sindicato, Aldo Lima, voltou a cobrar mais segurança nos ônibus.
"O sindicato vem denunciando sempre. Toda semana a gente vem denunciando essa falta de segurança no transporte público, e o governo sequer se posiciona para criar uma estratégia de combate aos assaltos a ônibus. Infelizmente, é a realidade que a gente vem vivenciando. Quando o governo vai tomar uma providência? Quando um rodoviário morrer?", afirmou.
ASSALTOS A ÔNIBUS CRESCERAM NO GRANDE RECIFE
Conforme publicado pela coluna Segurança na semana passada, os assaltos a ônibus cresceram ao longo de 2023. De janeiro a outubro, a polícia registrou 507 roubos. No mesmo período de 2022, foram 380. O aumento, até agora, foi de 33,4%.
Recife concentra mais da metade dos assaltos a ônibus contabilizados em 2023. Ao todo, 284 ocorrências contra 223 somadas entre os outros municípios da Região Metropolitana.
Segundo a polícia, investigações apontam que, em geral, não há grupos especializados nessa modalidade criminosa agindo na RMR. São pessoas que aproveitam fragilidades - como ausência de iluminação, falta de policiamento e pouca movimentação nas ruas - para invadir os coletivos e praticar os roubos.
Somente no último mês de outubro, a polícia registrou 53 assaltos em ônibus. No mesmo período do ano passado, foram 21 ocorrências. O aumento chegou a 152%.
SDS CONTA COM FORÇA-TAREFA
Em agosto de 2017, a SDS criou a Força-Tarefa Coletivos. Por um tempo, houve avanço na redução dos crimes no transporte público. Mas os resultados não estão mais sendo sentidos, como apontam as recentes estatísticas.
A Força-Tarefa atua pelos bairros e terminais da RMR para prender suspeitos da prática criminosa. A pasta estadual afirma que fiscaliza, diariamente, cerca de 600 veículos, entre transporte público coletivo regular e transporte complementar. E que 26 terminais integrados recebem reforço de policiamento.
De janeiro a agosto, mais de 800 pessoas foram presas em flagrante. Além disso, 11 armas de fogo e 236 armas brancas foram apreendidas nos ônibus.