Campanha pelo fim da violência contra a mulher espalha bancos vermelhos pelo Recife
Cada banco terá mensagens de reflexão sobre o feminicídio ou incentivando vítimas de violência a procurarem ajuda
Inspirada em uma iniciativa que teve início na Itália em 2016, a Secretaria da Mulher do Recife lança, neste sábado (25), uma nova campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e também de incentivo para que as vítimas procurem ajuda.
Intitulada "Minha cidade é meu lugar de fala: 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher", a campanha vai instalar bancos vermelhos em praças públicas e shoppings da cidade, com mensagens de reflexão sobre os crimes contra a mulher - principalmente os feminicídios.
O lançamento oficial será a partir das 15h, no Marco Zero do Recife. Na ocasião, será inaugurado um banco gigante com a participação especial da cantora Nena Queiroga, além de orquestra e passistas de frevo. A programação também contará com uma feirinha de mulheres empreendedoras ao longo da tarde.
"Acreditamos na força da união de todas e todos para a construção de uma cidade mais segura. Com a campanha 'Minha cidade é meu lugar de fala' e o Movimento Banco Vermelho vamos transformar os espaços públicos em locais de reflexão para enfrentar a violência contra a mulher", declarou a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 64 casos de feminicídio foram registrados em Pernambuco entre janeiro e outubro deste ano. Desse total, três foram no Recife.
Em relação à violência doméstica e familiar, o Estado já somou 42.420 boletins de ocorrência em 2023. Desse total, 8.145 foram na capital pernambucana.
ONDE VÃO SER INSTALADOS?
Os bancos vão ser espalhados em locais como Praça Tiradentes, Rua da Moeda, Rua da Aurora, Morro da Conceição, comunidade Entra a Pulso, UR1, Parque 13 de Maio, Praça Chora Menino, Praça Jardim São Paulo, Sítio Trindade, Praça Oswaldo Cruz e Parque do Caiara.
Cada banco terá um QR code que levará ao instagram do Movimento @bancovermelho, contendo informações sobre o projeto, canais de ajuda para vítimas e canais de denúncia.
O Movimento Banco Vermelho faz parte de um projeto internacional que se expandiu globalmente, com bancos instalados em diversos países, incluindo Espanha, Áustria, Austrália e Argentina. O Recife é a primeira cidade do Brasil a abraçar a iniciativa.
O QUE SÃO OS 21 DIAS DE ATIVISMO?
A campanha, que se iniciou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, começou em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram um movimento para promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.
ONDE PROCURAR AJUDA NO RECIFE?
Centro de Referência Clarice Lispector
Acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher.
O Centro, que funciona 24h, ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito. Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. O telefone para contato é: (81) 3355.3008.
Outros contatos de urgência em casos de violência doméstica:
Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107
Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138
Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector
Endereço: Avenida Recife, 700, Areias
Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo