INVESTIGAÇÃO

Criminosos furtam dezenas de armas de fogo, incluindo metralhadora, no interior de Pernambuco

Proprietário avalia que prejuízo é de cerca de R$ 500 mil

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 05/12/2023 às 9:15 | Atualizado em 05/12/2023 às 9:33
Notícia
X

A polícia procura pistas para identificar os criminosos que furtaram dezenas armas de fogo e 500 munições de uma loja localizada no município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O arrombamento ao estabelecimento aconteceu na madrugada do domingo (3).

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos entraram pela parte de trás da loja vizinha, quebrando a parte lateral da parede e se dirigindo até o setor onde as armas estavam guardadas.

"Eles estudaram muito bem como iam fazer, porque eles arrombaram a parede do cofre, arrancaram as portas do cofre, arrancaram tudo para poder entrar. (...) Só queriam as armas e foram certeiros nas armas. Foi muita coisa que levaram", afirmou o proprietário da loja, Júnior Camponês, em entrevista à TV Jornal

Os fios dos alarmes e das câmeras de segurança foram cortados para evitar chamar a atenção dos vizinhos. Funcionários e o proprietário da loja só perceberam o furto na manhã da segunda-feira (4). 

"Na parte de trás da loja, foram encontradas duas espingardas de pressão 5.5 CBC E 30 munições 9mm. Mais a frente, já nas proximidades do rio, foram encontradas duas pistolas 9mm, dentro de suas respectivas caixas, com dois carregadores cada", informou a Polícia Militar. 

REPRODUÇÃO
Criminosos arrombaram loja e levaram cerca de 80 armas de fogo, incluindo metralhadoras - REPRODUÇÃO

ARMAS LEVADAS PELOS CRIMINOSOS

Camponês disse que o prejuízo é avaliado em cerca de R$ 500 mil. De acordo com o levantamento feito por ele, foram levados da loja:

1 metralhadora CCT .40;

25 pistolas 9 mm;

1 pistola 635;

13 pistolas .40;

3 revólveres .38;

3 revólveres 357;

3 espingardas 12;

6 espingardas de 1 cano 22. 

Uma perícia do Instituto de Criminalística foi realizada no local. O inquérito está sob a coordenação da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos, no Recife. 

"As investigações foram iniciadas e continuam até o total esclarecimento do caso", disse a assessoria da Polícia Civil. 

EM PERNAMBUCO, ARMA DE FOGO É USADA EM 80% DAS MORTES

O furto de dezenas de armas de fogo em Gravatá trouxe uma preocupação ainda maior para a polícia por causa do risco de aumento dos crimes - principalmente das mortes violentas intencionais. 

Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que as armas de fogo foram usadas em 81% dos 2.719 assassinatos entre janeiro e setembro deste ano. 

Somente nos dez primeiros meses de 2023, a polícia já conseguiu apreender 5.045 armas de fogo em Pernambuco. 

Tags

Autor