Comprou carro pela internet? Serviço da Polícia Civil de PE verifica se foi roubado ou adulterado
Com aumento dos roubos e furtos de veículos em Pernambuco, é preciso redobrar cuidados na hora de adquirir um automóvel
O aumento nos roubos e furtos de veículos observado em Pernambuco, sobretudo nos principais municípios da Região Metropolitana do Recife, reforça o alerta para os cuidados que os motoristas devem ter na hora de adquirir um automóvel.
A Polícia Civil de Pernambuco conta com um serviço que faz a verificação do veículo e emite uma certidão negativa de roubo e furto, garantindo que não há irregularidades nele.
Para quem adquiriu um carro após negociações por meio de redes sociais ou em sites de compra e venda, a dica é imprescindível. É preciso desconfiar, principalmente, quando o veículo está sendo vendido por um preço abaixo do valor de mercado e sem documentação.
"Evita uma surpresa desagradável, porque a gente já pegou casos de compras por meio eletrônico que o proprietário não conseguia comprovar como adquiriu aquele veículo. O serviço vai dizer se o carro é original ou não. E você trazendo ele para verificação já mostra que há boa-fé", afirmou o delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos.
Em geral, os policiais vistoriadores examinam os sinais de identificação veicular (números de chassis e motor, selos adesivos e outros componentes agregados).
"Nós temos quadrilhas especializadas que alteram tudo. Então só um olhar mais técnico vai identificar que aquele veículo é adulterado. Às vezes, o adulterador não muda a numeração do chassi. Ele corta o chassi de outro carro e cola naquele. Nesse caso, o perito vai indicar que o número está bom, mas ao redor há alterações, por exemplo", completou o delegado.
A polícia também consulta, nos bancos de dados vinculados à Secretaria de Defesa Social (SDS) e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a existência de restrição por roubo ou furto.
SERVIÇO É FEITO POR AGENDAMENTO
O serviço de verificação dos veículos precisa ser agendado no site da Polícia Civil de Pernambuco (policiacivil.pe.gov.br). No lado esquerdo da home, há uma aba chamada "Roubos e Furtos de Veículos". Ao clicar, o usuário será direcionado à página para cadastro.
A vistoria realizada em veículo registrado no Estado de Pernambuco custa R$ 100,52. Já para aqueles veículos com registro de outro Estado, o valor é de R$ 121,84.
A verificação acontece na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), localizada na Rua São Miguel, nº 268, bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife.
A certidão negativa de roubo ou furto será emitida no prazo de três dias, a contar do primeiro dia útil seguinte à data da realização da vistoria.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Se o requerente for proprietário do veículo e este estiver em seu nome:
Cópia do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) ou certificado de registro de veículo (CRV - Recibo);
Cópia da carteira de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação (CNH) do requerente
Se o veículo não estiver em nome do requerente/proprietário:
Cópia do CRV - Recibo, preenchido e com firmas reconhecidas;
Cópia do CRLV ou certificado de registro de veículo;
Cópia da RG ou CNH do requerente;
Se o proprietário for pessoa jurídica:
Cópia do Contrato Social, e da RG ou CNH do responsável;
Cópia do CRLV ou CRV - Recibo;
Cópia da RG ou CNH do requerente;
Se o requerente for representado por procurador:
Procuração (pública ou particular com firma reconhecida) e cópia da RG ou CNH do outorgante e do outorgado.
Cópia do CRLV ou CRV - Recibo;
Cópia da RG ou CNH do requerente.
ESTATÍSTICAS DE ROUBOS E FURTOS DE VEÍCULOS
De acordo com estatísticas da SDS, 11.537 queixas de roubos de veículos foram registradas em Pernambuco entre janeiro e novembro de 2023.
Houve aumento de 16,42% em relação ao mesmo período de 2022, quando 9.909 boletins de ocorrências foram somadas pela polícia.
Em relação aos furtos, também houve aumento no Estado. No total, entre janeiro e novembro de 2023, foram contabilizadas 7.229 queixas. Já no mesmo período de 2022, foram 6.296. O crescimento foi de 14,81%.
O programa Juntos pela Segurança tem como meta reduzir em 30% as ocorrências de roubos e furtos de veículos no final de 2026, tendo como referência os dados do ano de 2022.