Ações prometem mais atenção a familiares de vítimas de violência em Pernambuco
Ideia é agilizar a assistência jurídica, psicológica e social aos parentes de pessoas assassinadas
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (10), parcerias para agilizar a identificação e melhorar a assistência jurídica, psicológica e social aos familiares de vítimas de mortes violentas intencionais.
No Estado, a polícia somou 3.632 assassinatos no ano de 2023. Um aumento de 5,98% em relação a 2022, quando 3.427 vidas foram perdidas.
A equipe do Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência (CEAV), ligado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos, desenvolveu um protocolo com o Hospital da Restauração, maior emergência de Pernambuco, para agilizar o repasse de informações a respeito das vítimas de violência e de seus acompanhantes.
"Notamos que muitas das vítimas de violência davam entrada no Hospital da Restauração antes de morrerem. Mas o CEAV só tomava conhecimento dos casos após os corpos irem para o Instituto de Medicina Legal (IML). Por isso, firmamos a parceria para que os assistentes sociais já colham as informações com parentes e avisem a eles que nossa equipe vai entrar em contato para dar todo o apoio necessário", disse o secretário-executivo de Direitos Humanos, Jayme Asfora.
Segundo o gestor, uma equipe multidisciplinar, com advogado, assistente social e psicólogo, dará apoio aos parentes das vítimas - inclusive encaminhando para programas de proteção, caso seja necessário. Uma iniciativa importante visto que os homicídios ocorrem, sobretudo, por conta do tráfico de drogas - elevando, muitas vezes, o risco para pessoas ligadas às vítimas.
PROTOCOLO NO IML
Outra ação anunciada é a construção de um protocolo com o IML para a digitalização dos dados das vítimas, proporcionando mais agilidade nos atendimentos aos familiares delas.
"Até o ano passado, nossa equipe fazia um trabalho bem manual, indo até o IML e fotografando os documentos para depois entrar em contato com os parentes das vítimas para oferecer a assistência. Muitos nem atendiam ou não acreditavam no serviço. Agora, ao final de cada dia, já teremos essas informações e faremos o contato para ajudar", afirmou Jayme Asfora.
CONTATOS DO CEAV
Familiares de vítimas de violência também podem entrar em contato com a equipe do CEAV para solicitar assistência. O telefone é (81) 3182.7656. Outra opção é enviar um e-mail para ceavpeceav@gmail.com. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
TOMÓGRAFO SEGUE PARADO NO IML
Pela segunda vez, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não cumpriu o prazo prometido para começar a usar o aparelho de tomografia computadorizada adquirido para a realização de exames de vítimas de violência no IML, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
O tomógrafo foi adquirido pela gestão Paulo Câmara a um custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a partir de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Desde 2022, o equipamento foi entregue, mas permaneceu por mais de um ano guardado em galpão, porque não havia estrutura física para recebê-lo no IML.
Em nota, a SDS alegou que o equipamento já se encontra no IML, mas ainda aguarda a ligação da subestação de energia elétrica, por parte da concessionária de energia.
Em nota, a Neoenergia Pernambuco declarou que tem mantido contato com a administração do IML para concluir a conexão da subestação do Instituto.
"Mesmo com o prazo regulatório se encerrando no próximo mês de fevereiro e entendendo a importância do tomógrafo para os trabalhos da instituição, a distribuidora não está medindo esforços para antecipar a obra e finaliza-la até o dia 31 deste mês", pontuou.