VIOLÊNCIA

Policial civil morre após ser baleado durante assalto em Olinda

Vítima pedalava com amigos no Memorial Arcoverde, na noite da quinta-feira, quando foi abordada pelos criminosos. Um suspeito foi preso e outro baleado após confronto com policiais

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 02/02/2024 às 10:57 | Atualizado em 02/02/2024 às 19:15
Notícia
X

Um policial civil morreu após ser baleado durante um assalto enquanto pedalava com amigos, na noite dessa quinta-feira (1°), no Memorial Arcoverde, no bairro de Salgadinho, em Olinda, no Grande Recife. 

A vítima foi identificada como Natanael Nazareno Neto, de 56 anos, comissário da Polícia Civil de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o assalto foi praticado por cinco criminosos armados. Logo após o início da abordagem, o policial civil teria reagido e acabou atingido por um tiro. Os assaltantes conseguiram fugir com as bicicletas da vítima e dos dois amigos dele. 

Natanael chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital da Restauração, na área central do Recife, onde faleceu. 

Pouco tempo após o assalto, a Polícia Militar conduziu dois suspeitos para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro. "Por não haver, naquele momento, elementos flagranciais suficientes, os suspeitos foram ouvidos e liberados", informou a Polícia Civil. 

Na manhã desta sexta-feira (2), outros dois homens suspeitos de envolvimento no latrocínio entraram em confronto com a polícia. Um deles foi preso em flagrante e o outro foi encaminhado para uma unidade hospitalar, onde faleceu. Na ação, uma arma foi apreendida com os suspeitos.

As duas bicicletas roubadas foram recuperadas. 

OPERATIVAS LAMENTAM MORTE

Natanael ingressou na Polícia Civil de Pernambuco em 11 de novembro de 1987. Em nota, a corporação destacou que ele "desempenhou seu trabalho em prol da segurança do povo pernambucano", e que "expressa a solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de trabalho nesse momento de dor". 

Em publicação nas redes sociais, a Polícia Militar de Pernambuco lamentou a morte do policial. "Em nome da tropa, o comandante geral da corporação, coronel Torres, manifesta total solidariedade a todos que integram a força coirmã, além dos parentes e amigos do policial civil."

SINPOL-PE FAZ CRÍTICAS AO GOVERNO

Por meio de nota oficial, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) lamentou a morte de Natanael, que era lotado no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Além disso, fez críticas ao governo do Estado. 

"O Sinpol-PE expressa profundo pesar diante da trágica perda do nosso colega Natanael, do Depatri, vítima de um violento confronto na noite de ontem (01). (...) Além dessa perda, registramos 7 homicídios em todo o Estado, sendo quatro no Agreste. Enquanto enfrentamos essa realidade, é desolador perceber que o governo persiste em perseguir os policiais que dedicam suas vidas à segurança pública. O crime organizado cresce de forma alarmante, transformando Pernambuco em um campo de batalha a poucos dias do carnaval", disse trecho da nota. 

"Esta tragédia destaca a urgência de ações efetivas, e, lamentavelmente, o Estado ainda não demonstra um caminho sólido para reverter essa crescente onda de violência. É crucial um esforço conjunto das autoridades para enfrentar essa realidade angustiante. (...) Exigimos medidas concretas e imediatas do poder público no combate à criminalidade, visando resguardar a vida e a integridade não apenas dos policiais, mas de toda a população pernambucana", afirmou outra parte do texto. 

OUTRO CRIME

Na madrugada da última terça-feira (30), um oficial da Polícia Militar foi agredido e teve o carro roubado no momento em que chegava em casa, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. 

O carro dirigido pelo major foi trancado pelo veículo dos criminosos, que abriram as portas e já realizaram a abordagem violenta, na Rua dos Navegantes.

Quatro criminosos armados teriam participado da ação. Mesmo sem reagir, o major levou uma coronhada na cabeça. O veículo dele, um Nissan Kicks, foi levado.

No carro, havia duas pistolas (sendo uma particular e outra pertencente à corporação) e um colete balístico. Buscas foram realizadas, mas o carro e os suspeitos não foram encontrados.

ESTATÍSTICAS

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 86 casos de latrocínio (roubo seguido de morte) foram registrados em Pernambuco no ano de 2023.

Desse total, 33 casos foram contabilizados na Região Metropolitana do Recife. 


Tags

Autor