CULTURA DE PAZ

Curso gratuito para defensores populares abre inscrições no Recife; veja como participar

Candidatos que desejam concorrer a uma das 45 vagas devem fazer cadastro até o dia 17 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 28/02/2024 às 10:45
Notícia
X

Candidatos que desejam participar da seleção para o curso de defensores e defensoras populares, no Recife, têm até o dia 17 de março para fazer o cadastro. As aulas, que somam uma carga horária de 70 horas, são gratuitas.

O curso é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã do Recife, a Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União. O público-alvo são lideranças comunitárias e agentes públicos que atuam na garantia de direitos da população que residam nas regiões atendidas pelos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Ao todo, são oferecidas 45 vagas. 

As aulas ocorrerão às quartas-feiras, a partir do dia 3 de abril, das 19h às 22h, de forma presencial no Compaz Paulo Freire, localizado na UR-01, Ibura, Recife. Além disso, estão previstas seis atividades práticas que ocorrerão no período diurno, em horários a serem definidos.

FORMAÇÃO

No curso, serão aabordados temas como direitos humanos, acesso à justiça, resolução de conflitos, direito à moradia, direitos da pessoa presa, proteção e defesa da mulher, proteção dos grupos vulneráveis, seguridade social e benefícios previdenciários, proteção da criança e do adolescente, proteção do idoso e da pessoa com deficiência, direitos sociais e redação de documentos, além de temas trazidos pelo grupo.

Após a formação, defensoras e defensores Populares se tornam aptos para identificar violações de direitos e promover os encaminhamentos cabíveis, a partir do entendimento dos meandros do sistema de justiça, sabendo quais as instituições podem ser acionadas e como elas podem efetivar esse direito, tornando-se, assim, referência em seus espaços de atuação.

As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/BcxgSaMw4fRskrbz9

Tags

Autor