CRIMINALIDADE

Sítio Histórico de Olinda tem aumento de 95% nos furtos de casas em 2024

Reunião convocada pela prefeitura definiu novas ações para inibir os crimes em um dos principais cartões-postais do Grande Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 25/03/2024 às 12:29 | Atualizado em 25/03/2024 às 14:11
X

O crescente número de furtos em casas localizadas no Sítio Histórico de Olinda, uma das áreas turísticas mais conhecidas do Grande Recife, levou a prefeitura e a associação de moradores a convocarem representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) para discutir ações de combate à criminalidade. Além de reforço no policiamento, a necessidade de melhoria da iluminação pública foi abordada. 

Somente entre 1º de janeiro e 20 de março deste ano, 37 furtos em residências foram somados no Sítio Histórico de Olinda. Houve aumento de 95% em relação ao mesmo período de 2023, quando 19 queixas foram registradas pela polícia. 

Uma das investidas recentes foi na casa do cantor Alceu Valença. Um homem foi filmado subindo em um poste e pulando o muro do imóvel do artista, em 8 de março. A ousadia foi tão grande que o criminoso praticou o furto em plena luz do dia. Em pouco tempo de ação, ele conseguiu abrir a porta e sair com quatro cadeiras.

A tentativa de furto acabou sendo frustrada porque alguns moradores que perceberam a movimentação estranha conseguiram impedir que as cadeiras fossem levadas. 

"O suspeito já foi identificado. Ele é ex-presidiário, e estava usando tornozeleira eletrônica. Temos a foto dele e estamos atrás para prendê-lo. Os outros casos de furtos também estão sob investigação", afirmou o delegado Paulo Gondim, da Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Civil. 

Segundo Gondim, os furtos, em geral, estão sendo praticados por usuários de drogas. "Eles fazem isso para manter o vício", pontuou. 

Reprodução
Bandido invade a casa de Alceu Valença no Sítio Histórico de Olinda - Reprodução

O delegado reforçou que as vítimas de furtos precisam registrar as queixas na delegacia mais próxima ou pela internet, no site da SDS (https://www.sds.pe.gov.br), para que a polícia tome conhecimento dos casos e possa dar início às investigações. 

O diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar, coronel João Barros, afirmou que a Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) reforçou o policiamento no horário noturno para inibir as ações criminosas.

Ele afirmou que 158 prisões foram efetuadas esse ano apenas no Sítio Histórico. 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA 

Um estudo realizado pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS sobre a iluminação pública em Olinda mostrou a importância de haver a troca dos postes de iluminação de luz por LED.

O mapeamento foi baseado na mancha criminal, que mostrou uma maior incidência de crimes em áreas ainda mal iluminadas, por toda a cidade. Dos 14.500 postes mapeados que precisam ser substituídos, 1.752 estão no Sítio Histórico.

O secretário de Segurança Cidadã do município, coronel Pereira Neto, afirmou que a troca da iluminação já vem ocorrendo como forma de inibir os crimes. 

"Além disso, colocamos uma viatura da Guarda Municipal realizando patrulhamento 24 horas pelo Sítio Histórico, com paradas em determinados locais para abordagens", disse.

IMÓVEIS DESOCUPADOS 

Segundo o diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar, o Sítio Histórico conta com muitos imóveis desocupados, que acabam sendo invadidos por criminosos. 

"Os proprietários se descuidaram, facilitando a entrada dessas pessoas para praticarem os furtos. Vamos fazer um mapeamento para identificar esses imóveis e notificar os proprietários para que eles façam melhorias na segurança", explicou. 

FISCALIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS

O secretário municipal afirmou que estabelecimentos que estariam adquirindo produtos furtados de residências em Olinda também estão passando por fiscalização. Recentemente, três foram fechados por irregularidades.

"Ontem (domingo), fizemos uma reunião com a inteligência da Polícia Militar para realizarmos um levantamento desses estabelecimentos que recepcionam esses objetos de origem duvidosa e vamos fazer uma operação", informou.

Tags

Autor