SEGURANÇA

Recife ganha sexto Compaz, localizado na Zona Sul da cidade

O novo Compaz foi construído no antigo terreno do Aeroclube, no Pina, na Zona Sul da cidade. Representa um investimento de R$ 15,5 milhões

Publicado em 30/06/2024 às 12:07 | Atualizado em 30/06/2024 às 12:47
Notícia

O Recife ganhou o sexto Compaz (Centro Comunitário da Paz) neste sábado (29), o segundo localizado na Zona Sul da capital. O novo equipamento de educação e socialização pública se chama Compaz Leda Alves, em homenagem à ex-secretária de Cultura da cidade, que também era atriz e gestora cultural, falecida no fim de 2023.

O novo Compaz foi construído no antigo terreno do Aeroclube, no Pina, na Zona Sul da cidade. Representa um investimento de R$ 15,5 milhões, recurso da Prefeitura do Recife.
O equipamento vai atender, principalmente, os moradores das Regiões Político Administrativas (RPAs) 1 e 6, que abrangem, além do Pina, os bairros de Brasília Teimosa, Ilha de Deus, Ipsep e Cabanga.

“Inauguramos mais um equipamento premiado pela ONU, reconhecido internacionalmente, e que vai fazer parte de um complexo social, onde temos um conjunto habitacional, uma creche em obras, um parque em obras e uma unidade de saúde já inaugurada e entregue. A expectativa é realizar mais de 80 mil atendimentos por ano, com 40 tipos de serviços”, declarou o prefeito João Campos.

O prefeito, inclusive, informou que o parque público que integra o projeto será concluído até o fim do ano. “Até o final do ano, teremos a finalização do Parque do Aeroclube Governador Eduardo Campos, que vai ser o maior parque da cidade. Estamos falando, então, de um modelo de plano urbanístico integrado, em uma área que está sendo reurbanizada, que é a margem do Rio Pina."

POR DENTRO DO COMPAZ LEDA ALVES

Vanessa Alcântara/PCR
Novo Compaz Leda Alves - Vanessa Alcântara/PCR
Vanessa Alcântara/PCR
Novo Compaz Leda Alves - Vanessa Alcântara/PCR
Vanessa Alcântara/PCR
Novo Compaz Leda Alves - Vanessa Alcântara/PCR
Wagner Ramos / PCR
Compaz Leda Alves, o sexto do Recife, é inaugurado no Pina - Wagner Ramos / PCR

O Compaz Leda tem mais de 3 mil m² de área construída, dividida em três andares. A área externa é totalmente voltada ao esporte e lazer, contando com piscina semiolímpica, vestiário, playground e projeto paisagístico com uma variedade vegetativa que concebe um microclima agradável para os usuários.

No térreo, a população terá acesso a atendimentos como Central de CadÚnico, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Junta Militar.


O novo Compaz conta com um Centro da Pessoa com Deficiência, espaço que simula uma residência e conta com equipe técnica especializada para promover ações de acolhimento e autonomia para as PCD e seus familiares. E os muros foram transformados em uma galeria de arte urbana a céu aberto pelo Coletivo Pão e Tinta.

O mural, intitulado "Leda, a Defensora da Cultura" em homenagem à atriz e escritora, retrata as diversas manifestações da cultura popular pernambucana, como o frevo, o maracatu, o teatro de bonecos, o manguebeat e o próprio hip hop, através da expressão do graffiti.

A lógica da rede Compaz é a segurança cidadã. São centros de convivência com proposta político-pedagógica ancorada na cultura de paz como instrumento para prevenir a violência e propor outras sociabilidades. Tem como fundamento o urbanismo social, com a integração das políticas públicas.

Tags

Autor