Compaz é inaugurado no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife
Unidade, com mais de 3 mil metros quadrados, tem espaços de convivência, atividades esportivas e culturais
Moradores do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, agora contam com um Centro Comunitário da Paz (Compaz). A inauguração da unidade, que se chama Paulo Freire, em homenagem ao educador e filósofo, aconteceu neste sábado (2), com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
Esse é o quinto Compaz entregue ao Recife, desde o anúncio do projeto em 2012, durante a campanha de Geraldo Julio para prefeito. Na época, a gestão prometeu que, em quatro anos, entregaria cinco unidades. Mas, ao final de oito anos, inaugurou quatro.
O novo Compaz - primeiro da gestão João Campos - está instalado na comunidade da UR-01. Com investimento de mais de R$ 10,8 milhões, a expectativa é que sejam atendidas, mensalmente, cerca de 20 mil pessoas moradoras do Ibura, Jordão, Cohab e Barro (RPAs 5 e 6).
"Esse é um equipamento premiado mundialmente pela ONU e chegamos à quinta unidade aqui, que é uma estrutura que não é o prédio em si, não é a construção, é ao que ela está se promovendo e destinada. Atender aos serviços públicos e não se conformar apenas com o essencial, é ir além", declarou, em pronunciamento, o prefeito João Campos.
"Equipamento de qualidade na área de formação técnica, de assistência e cuidados da primeira infância, biblioteca de primeira, psicólogo, área para cultura, práticas esportivas. É o que há de melhor em qualidade aqui na periferia", completou.
Em seus mais de 3 mil m² de área construída, o equipamento traz inovações, respondendo às demandas da população local. Entre elas, está a instalação de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), de um laboratório da Primeira Infância e de dois espaços de convivência amplos (terraço e varanda), que facilitarão os encontros e as atividades coletivas.
"Tudo isso aqui é um exemplo. O Compaz já serve como exemplo para a política nacional à medida que o novo PAC traz a previsão de construção de um programa diretamente inspirado nessa iniciativa da Prefeitura do Recife", disse o ministro Silvio Almeida.
REDE COMPAZ
O Compaz é a principal iniciativa no campo da segurança cidadã do Recife nas últimas décadas. Trata-se de um centro de convivência com proposta político-pedagógica ancorada na cultura de paz como instrumento para prevenir a violência e propor outras sociabilidades.
Tem como fundamento o urbanismo social, o qual demanda a integração das políticas públicas que atuam sobre o território e incluem planos e ações integradas em infraestrutura urbana, mobilidade urbana, serviços e equipamentos públicos sociais, além de habitação social.