Pernambuco soma 271 mortes violentas intencionais em agosto; queda de 10,3%

Pelo quarto mês consecutivo, Estado apresenta redução nas estatísticas de crimes contra a vida. Mas segue entre os mais violentos do País

Publicado em 03/09/2024 às 9:18 | Atualizado em 03/09/2024 às 11:01

Estatísticas preliminares apontam que Pernambuco registrou 271 mortes violentas intencionais no último mês de agosto. Houve queda de 10,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 302 assassinatos foram somados. O balanço foi divulgado pelo governo estadual nesta terça-feira (3). 

A redução no número de mortes violentas intencionais é observada pelo quarto mês consecutivo em Pernambuco. A virada de chave teve início em maio, quando o Estado sinalizou uma queda de 11,6% nos números em comparação com o mesmo período do ano anterior

Nas mortes violentas intencionais estão incluídos os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesão corporal seguida de morte e os óbitos decorrentes de ações das forças de segurança.

No balanço preliminar divulgado pelo governo estadual, os números não foram detalhados por região e nem por tipo de crime. Esses dados só devem ser disponibilizados no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) a partir da quinta-feira (5).

É possível que nos próximos dias, inclusive, o número de assassinatos sofra variação. Mesmo assim, por se tratarem de dados considerados positivos, o governo estadual se antecipou e já fez a divulgação. 

Em nota à imprensa, a governadora Raquel Lyra afirmou que o governo continuará "intensificando os nossos esforços para que os indicadores diminuam cada vez mais, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os pernambucanos". 

ACUMULADO DO ANO E META 

No acumulado do ano, considerando os oito primeiros meses, Pernambuco já somou 2.375 mortes. A redução até agora é de 2,2% em relação ao mesmo recorte de 2023, que contabilizou 2.404. 

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Pernambuco é o terceiro estado com maior número de assassinatos, perdendo apenas para a Bahia e Rio de Janeiro. 

A meta do Juntos pela Segurança é atingir uma redução de 30% nas mortes violentas intencionais ao final de 2026, comparando com os números registrados em 2022

Além disso, esse mesma porcentagem de queda precisa ser atingida em relação aos crimes violentos contra o patrimônio, roubos e furtos de veículos e violência contra a mulher. 

Tags

Autor