Surfe

Com apenas 15 anos, Laura Raupp é a nova sensação do surfe brasileiro

Com apenas três anos de surfe, Laura Raupp chama atenção do mundo após vitória no evento da WSL onde igualou feito de Gabriel Medina

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 16/11/2021 às 14:47 | Atualizado em 16/11/2021 às 15:27
Notícia
X

Procurei o sinônimo da palavra sensação para descrever Laura Raupp e encontrei: surpresa, admiração, espanto, assombro, maravilha, fenômeno, estupefacção, entusiasmo, alegria, impacto, maravilhamento. Todas as palavras que se enquadram perfeitamente ao tamanho da conquista da adolescente catarinense que, neste último final de semana, 14/11, apresentou seu cartão de visitas ao vencer, entre as profissionais, o primeiro campeonato da Word Surf League que disputou, o Layback Pro na Praia Mole, em Florianópolis. Laura igualou um feito histórico, registrado 12 anos atrás na mesma praia onde, o hoje tricampeão mundial Gabriel Medina, se tornou o surfista mais jovem a vencer um evento da World Surf League, com apenas 15 anos.

Nascida em Florianópolis e criada no pico da Cruz no Rio Tavarez, em Santa Catarina, Laura completou 15 anos este ano e tem o apoio incondicional do pai para seguir no esporte, o surfista master Gustavo Raupp, e da mãe, a fisioterapeuta Giorgia Maciel “Ele é meu coach e meu patrocinador e ela cuida das minhas dores e, principalmente, para eu não esquecer de alongar e cuidar da postura”, explica a garota.

 

DIVULGAÇÃO
Laura Raupp com apenas 15 anos é a nova sensação do sufe brasileiro. Garota com apenas três anos de surfe chama atenção do mundo após vitória no evento da WSL onde igualou feito de Gabriel Medina - DIVULGAÇÃO

Onde mora, Laura é conhecida pelo suas performances fortes e radicais que levaram ela a colecionar importantes resultados na sua precoce carreira e já com uma temporada internacional. "No início desse ano eu fui para o Havaí, uma experiência incrível, altas ondas com muita qualidade e ainda pude encontrar vários profissionais como o Kelly Slater. Isso foi muito importante para a minha evolução. Com certeza a minha onda preferida foi Off the Wall, que não tem muito crowd, mas é uma onda muito forte e muito perfeita", revela a surfista.

Após sua vitória no Layback pro, a primeira prova da perna brasileira do Qualifyng Series, o circuito de acesso a elite do esporte da Word Surf League, que abriu o circuito dos atletas da América do Sul, Tatiana Weston-Webb, a única brasileira integrante do Championship Tour escreveu na sua rede social: “Meus parabéns, você está quebrando”. Assim como Tati, muitos ícones do surfe nacional deram parabéns a ela que apareceu como um “raio no meio da tempestade brasileira”, como são conhecidos os brasileiros na turnê mundial, chamando a atenção do mundo e da mídia especializada para esse novíssimo talento nacional.

MARCIO DAVID/DIVULGAÇÃO
Laura Raupp (SC) - MARCIO DAVID/DIVULGAÇÃO

“Nossa, estou tão feliz que não consigo nem falar”, foram as primeiras palavras da campeã, Laura Raupp, após ser carregada pela torcida que lotou as areias da Praia Mole. “O mar estava bem difícil, mas tinha altas ondas e até estourei minha prancha no final, numa bomba que peguei e tentei um manobrão. A torcida na praia foi irada. Esse foi o meu primeiro QS e já venci, então agora bora ir com tudo pra Saquarema, tentar outro bom resultado lá”.

Em Saquarema acontecerá o saquarema Surf Festival a próxima etapa do QS, em memória ao bicampeão brasileiro Léo Neves, que morava na cidade e faleceu enquanto competia nas mesmas ondas da Praia de Itaúna em 2019. Nesta semana, serão disputadas seis competições, todas valendo pontos nos rankings regionais masculino e feminino da WSL Latin America e com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres. As do Longboard foram iniciadas na segunda-feira. Na terça-feira começa o Quiksilver Pro QS 3000 masculino, na quarta-feira o Roxy Pro QS 3000 feminino e na quinta-feira as duas categorias do Pro Junior Sub-20. Laura chegará como a surfista a ser batida na competição com toda atenção da mídia para ela. Vamos ver como ela lidará com essa pressão.

DIVULGAÇÃO
Laura Raupp com apenas 15 anos é a nova sensação do sufe brasileiro. Garota com apenas três anos de surfe chama atenção do mundo após vitória no evento da WSL onde igualou feito de Gabriel Medina - DIVULGAÇÃO

Sua mais recente conquista tinha sido no início de outubro de 2021 entre as garotas da sua idade das categorias subs e grommets, com são chamadas as categorias de base do surfe, nas seletivas do Rip Curl Grom Search 2021, feito de forma virtual por causa da Covid-19 onde os participantes mandaram duas ondas filmadas para serem julgadas durante uma transmissão online. A caterinense foi destaque fazendo uma nota nove e sendo a melhor nesta fase da competição.

“Eu queria muito fazer uma boa apresentação e mostrar meu surfe. Fiquei bem nervosa porque eu queria fazer as melhores notas do evento. Muito mesmo! As duas ondas que mandei foram na praia da Silveira, em duas ondulações épicas que rolaram aqui no sul. A galera na praia pirou nas ondas que peguei e eu também fiquei amarradona. Não pensei que tiraria um nove, que seria tanto,mas sinceramente quando comecei assistir o campeonato, pensei que viria uma nota boa, só não imaginava tanto¨. Vibrou Laura em entrevista ao jornalista Fabio Maradei.

MARCIO DAVID/DIVULGAÇÃO
Laura Raupp (SC) - MARCIO DAVID/DIVULGAÇÃO


Conheça alguns resultados de Laura Raupp:

• Bicampeã do Shaka Girls Virtual Contest;
• Campeã do Circuito Adriano de Souza em 2019;
• Campeã do Mormaii Surfuturo também em 2019;
• Campeã do Surf Talentos Oceano;
• Vice-campeã da etapa Hang Loose Surf Attack na Praia do Tombo;
• Sétima colocada no Pro Júnior WSL na Praia da Joaquina;
• Quarta colocação no RIP CURL Grom Search etapa Barra da Tijuca;
• Vice-campeã da categoria mista sub-14 do Surflab Project Latino-americano.

Tags

Autor